A VOZ DE JANDUÍS - VEREADOR JOZENILDO MORAIS - TRABALHO E TRABALHO

30 de novembro de 2016

Maírton França é o mais novo potiguar

O professor Maírton França, titular da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do RN - SEMARH, é o mais novo cidadão norte-riograndense, tendo sido agraciado na manhã de hoje (30/11), na Assembleia Legislativa do RN com o título de cidadão honorífico, proposto pelo deputado estadual Manoel Cunha Neto, o "Souza".
José Maírton França é natural de Fortaleza-CE. Ele foi bastante breve em seu discurso de agradecimento. "O lugar de onde somos é aquele que nos identifica. Que escolhemos ser, viver e ser felizes. Para mim, este lugar é o Rio Grande do Norte. Minha terra das oportunidades. Desde criança ouço minha avó, a mãe do meu pai, falar do povo daqui sempre com muita admiração. E ela me falou que a origem do meu sobrenome é potiguar. Uma alegria para mim.", destacou.

Nota do Blog: Muito justa a homenagem que a Assembleia Legislativa presta a esse cidadão cearense, radicado em terras potiguares. Homem simples, trabalhador, correto e que presta relevantes serviços ao povo do nosso estado. Inclusive, foi através do amigo "Maírton França" que conseguimos trazer para o nosso Município diversos poços tubulares para amenizar o sofrimento do rebanho animal e de expressiva parcela de nossa população rural. Parabéns ao nosso mais novo irmão norte-riograndense. 

Janduís receberá selo UNICEF 2013-2016

O Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF entregará no próximo dia 02 de dezembro o Selo UNICEF Município Aprovado – Edição 2013-2016. Janduís e mais 48 municípios do Rio Grande do Norte receberão o reconhecimento internacional por seus avanços nas áreas de Saúde, Educação, Proteção e Participação Social em direção à redução das desigualdades que afetam as vidas de crianças e adolescentes.
A solenidade de premiação reunirá gestores municipais e estaduais, técnicos e adolescentes na Escola de Governo, em Natal, e contará com a presença do Governador do estado, Robinson Faria. O evento faz parte do encerramento desta edição do Selo UNICEF Município Aprovado no Semiárido, que acontece entre 1º e 19 de dezembro em 10 Estados.
Nosso Município somente tem a ganhar com essa conquista que permitirá acessar recursos juntos às entidades governamentais e não governamentais para construção de políticas públicas que visam melhorar as condições de vida de nosso público infanto-juvenil.

Escolas Estaduais elegem diretores

As escolas estaduais Vicente Gurgel e Daniel Gurgel realizaram ontem, terça-feira (29/11) a eleição de seus novos dirigentes, para o biênio 2017-2018. Posteriormente serão nomeados pelo governo do RN.
O professor Antonio Bezerra Sobrinho, mais conhecido por "Tontonho", foi reeleito diretor da Escola Estadual Vicente Gurgel, tendo como sua vice a professora Clédna Almeida.
Já na Escola Estadual Daniel Gurgel, o professor e teólogo Rênio Gurgel alçou ao cargo de diretor da referida unidade de ensino médio, cujo professor Reneilson Estevam (atual diretor) foi eleito para vice-direção. 

29 de novembro de 2016

Casal é executado em Governador

A dona de casa Aglair Santana, de 21 anos, e o seu esposo, Elias Freitas, de 30 anos, foram assassinados com tiros na cabeça na manhã desta terça-feira (29), em Governador Dix-sept Rosado, região Oeste do Rio Grande do Norte. A informação foi confirmada pela Central de Operações da Polícia Militar de Mossoró/RN.
Inicialmente, a polícia acreditava que teria sido um acidente de trânsito. O assassinato aconteceu em uma estrada carroçável que liga o município à Felipe Guerra. 
De acordo com a PM, o casal seguia em uma motocicleta Pop quando foi abordado por um suspeito vestido de preto. Eles foram atingidos por vários tiros na cabeça e morreram no local. O suspeito foi visto fugindo pela mesma estrada em uma moto grande com destino a Felipe Guerra.

Cápsulas de pistola foram deixadas para trás. A polícia isolou a área e aguarda a chegada do ITEP para fazer a remoção dos corpos. Ainda não se sabe a motivação do duplo assassinato. O caso será investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Governador Dix-sept Rosado. 

Grupo "Semeadores da Fé" comemora 5 anos

Um grupo de jovens pertencentes à Igreja de Santa Teresinha festejou o aniversário de 5 anos do Grupo Semeadores da Fé, sábado, 26 de novembro de 2016, com programação na igreja, em Janduís/RN. 
A programação foi preenchida com Celebração Eucarística, adoração, pregação e muito louvor a Deus em agradecimento por mais um ano de existência do grupo. “Não foi fácil chegar até aqui. Mas, Deus está conosco e conseguimos. Tenho orgulho em dizer que o Grupo Semeadores da Fé faz parte de minha vida”. Expôs Gustavo Nogueira, coordenador do grupo.

Tragédia na Colômbia: Morre time da Chapecoense

O avião que transportava a delegação da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, sofreu um acidente na madrugada desta terça-feira (29), informam autoridades colombianas. O avião da LaMia, matrícula CP2933, decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com 81 pessoas a bordo: 72 passageiros e 9 tripulantes.
Entre os sobreviventes há 3 jogadores, 2 tripulantes e 1 jornalista, apenas. Infelizmente já são 76 mortos na tragédia, segundo as autoridades competentes, da polícia colombiana. A aeronave com o time catarinense perdeu contato com a torre de controle às 22h15 (local, 1h15 de Brasília) e caiu ao se aproximar do Aeroporto José Maria Córdova, em Rionegro, perto de Medellín.
Os jogadores da equipe de Santa Catarina são os goleiros Danilo e Follmann; os laterais Gimenez, Dener, Alan Ruschel e Caramelo; os zagueiros: Marcelo, Filipe Machado, Thiego e Neto; os volantes: Josimar, Gil, Sérgio Manoel e Matheus Biteco; os meias Cleber Santana e Arthur Maia; e os atacantes: Kempes, Ananias, Lucas Gomes, Tiaguinho, Bruno Rangel e Canela.
Dentre esses sobreviventes estão o lateral Alan Ruschel, que chegou a unidade de saúde consciente, mas em choque, e os goleiros Danilo e Follmann. Um jornalista também foi resgatado com vida. O Corpo de Bombeiros local, por sua vez, continua as buscas, com a esperança de resgatar pessoas ainda com vida.

O Comitê de Operação de Emergência (COE) e a gerência do aeroporto informaram que a aeronave se declarou em emergência por falha técnica às 22h (local) entre Ceja e Lá Unión. Anteriormente, a imprensa colombiana informou possível falta de combustível como causa do acidente. O prefeito falou posteriormente em cinco resgatados. Dentre esses sobreviventes estão o lateral Alan Ruschel, que chegou a unidade de saúde consciente, mas em choque, e os goleiros Danilo e Follmann.

Tendo em vista o ocorrido, o prefeito municipal de Chapecó, Santa Catarina, declarou 30 dias de luto e cancelou as festividades de fim de ano que iriam acontecer na cidade; já o presidente da república, Michel Temer, decretou 3 dias de luto oficial em todo Brasil.

A equipe chapecoense estava vivendo o principal momento de sua carreira no esporte, disputando uma competição a nível mundial. Na disputa pelo primeiro lugar na Copa Sulamericana de futebol, ela iria enfrentar o Atlético Nacional da Colômbia que após o ocorrido enviou correspondência ao órgao competente pedindo que fosse a Associação Chapecoense de Futebol declarada campeã do ano de 2016, numa justa homenagem aos atletas que faleceram.

21 de novembro de 2016

Assembleia de Deus realiza 4º Impacto Jovem

A Assembleia de Deus em Janduís realizou no último fim de semana o 4º Impacto Jovem, voltado principalmente para a mocidade do nosso Município e região.
Os jovens Antonio e Suzana, coordenadores do evento, consideraram muito proveitoso para a evangelização da comunidade. A mocidade e mais alguns evangélicos da cidade de São Fernando/RN, que tem como pastor um filho de Janduís, Luciano Costa, também participaram.
Houve a apresentação de uma nova banda de música composta por jovens, membros da assembleia local, e uma bela encenação ilustrando como será o arrebatamento da igreja no juízo final.
No sábado, 19/11, o pregador da palavra foi o pastor Robenilson da cidade de João Dias/RN, ex-integrante das bandas Circuito Musical e Feras, cujo título da pregação foi "Jesus é o único que dá jeito nas coisas que não têm jeito".
Em seguida, o pastor local Francisco Leite fez uma saudação a todos os que contribuíram para que acontecesse a atividade, que serve para trabalhar o evangelho e conscientizar as pessoas de acordo com a palavra santa. 
O vereador Jozenildo Morais participou do evento a convite do irmão Márbio Fernandes, membro da Igreja local, e sentiu-se agradecido pela acolhida dos irmãos. "Muito gratificante participar de um evento tão importante para nossa comunidade. A mocidade da AD está de parabéns pelo brilhante impacto jovem", disse o edil.

Jogo "master" em Janduís

O município de Janduís sediou no último fim de semana uma sensacional partida de "futebol master", ou seja, de veteranos, envolvendo as equipes de Areia Branca e Janduís.
A partida aconteceu no mini campo localizado ao lado da praça Jailma Vieira de Almeida, a partir das 8 horas, de sábado (12/11/2016), proporcionando a valorização do esporte janduiense. Logo após o jogo houve uma recepção aos convidados e todos os demais participantes no Ponto do Zé Maria.
Programado com antecedência e com o objetivo principal de cultivar a boa amizade entre os amigos desportistas, o evento teve total apoio do mandato do vereador Jozenildo Morais, que coordenou o time de Janduís.
Já os atletas de Areia Branca estavam na coordenação do Sargento PM Jonas, que acompanhado do Sargento Caetano e de outros amigos e colegas de farda, vieram conhecer a terra de Nhanduí. 
Representando a classe desportista local, o ex-atleta do Corintians de Caicó, Marcondes Gomes, mais conhecido por "Concone de Otávio", expressou seus agradecimentos pelo evento festivo: "Em nome do esporte de Janduís quero agradecer ao pessoal de Areia Branca e, principalmente, ao vereador Jozenildo Morais pela grande festa. Nunca se viu isso aqui, parabéns a todos".
Sgto Jonas também falando em nome dos jogadores convidados agradeceram a organização e disse "Que por onde já passou nos tempos de futebol, essa foi a maior festa já vista. Janduís está de parabéns pelo esporte e por ter um vereador que se preocupa em ajudar o esporte acontecer nesta cidade. Vamos esperar vocês no jogo de volta em Areia Branca, onde faremos uma festa do tamanho dessa daqui", finalizou.

15 de novembro de 2016

Prefeita Lígia indica "equipe de transição"

A prefeita Lígia Félix (PSDB) designou através da portaria nº 178/2016 - GP (LEIA) os integrantes da atual administração que serão responsáveis pela transição de governo à equipe indicada pelo prefeito eleito.

O instituto da transição governamental é previsto na Resolução nº 34/2016, do egrégio Tribunal de Contas do Estado - TCE/RN, que normatiza o repasse das informações técnico-administrativas.

15 de novembro: Proclamação da República!

No dia 15 de novembro comemoramos a instalação da República no Brasil, uma forma de governo na qual o povo exerce a sua soberania por meio da escolha do chefe da nação. Este foi um capítulo muito importante na história do Brasil, já que hoje vivemos em um regime democrático. Vamos relembrar como tudo isso aconteceu?
Antes de se tornar uma República, o Brasil era um Império. Em outras palavras, éramos independentes de Portugal, no entanto, todas as decisões eram tomadas de forma unilateral pelo imperador, D. Pedro II. A monarquia começou a ficar enfraquecida no fim do século XIX, período em que o Brasil passava por uma série de mudanças sociais e econômicas.
Com o fim da escravidão, o Império perdeu o importante apoio dos escravocratas, uma vez que os republicanos (que eram aqueles que queriam acabar com a monarquia) compartilhavam os mesmos ideais dos abolicionistas. D.Pedro II também perdeu o apoio fundamental da Igreja ao interferir em assuntos religiosos. 

Os militares estavam descontentes pela atitude do imperador de proibir os mesmos de se expressarem na imprensa. Por fim, a classe média (jornalistas, médicos, comerciantes, etc.), que estava em constante crescimento, desejava conquistar um espaço maior nas decisões políticas. Todos estes fatores foram fundamentais para o fim das bases de sustentação da monarquia no Brasil.
Em 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca declarou o fim do período imperial. Naquele mesmo dia se formou um governo provisório. Assim, o marechal se tornou o primeiro presidente da história do Brasil. Ciente de que não conseguiria de forma alguma reverter tal situação, D. Pedro II apenas aceitou a vontade do povo e retornou para Portugal.

10 de novembro de 2016

Gilberto Jales será presidente do TCE/RN

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) já tem o nome do próximo presidente. Será o conselheiro Antonio Gilberto de Oliveira Jales, cuja eleição deve acontecer nos próximos dias e a posse até o final do mês.
Indicado em 2013, pela então governadora Rosalba Ciarlini, ele atualmente preside a 1ª Câmara de Contas do TCE.
Nota do Blog: Gilberto Jales é um homem íntegro e preparado para função que exerce na corte de contas estadual. Merecida a escolha e o órgão será muito bem presidido. Tenho a honra de ter sido o propositor do título de cidadão honorífico janduiense a essa grande figura. Filho da vizinha cidade Messias Targino viveu parte da infância no sítio Boa Vista de seu saudoso pai João Calixta. Ele é geógrafo, foi secretário da Prefeitura Municipal de Mossoró e Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos. 

9 de novembro de 2016

Beto, Rosalba e Reitor buscam recursos para UERN

O deputado federal Beto Rosado (PP), a prefeita eleita de Mossoró, Rosalba Ciarlini (PP), e o reitor Pedro Fernandes se reuniram, nesta quarta-feira (9), com o ministro dos Esportes, Leonardo Picciani (PMDB), para pleitear a construção de um Parque Poliesportivo no campus de Mossoró da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Os três saíram otimistas do encontro.
A UERN já tem o projeto de construção do equipamento desde 2014. A obra é orçada em R$ 9 milhões. O ministro pediu ao reitor para fazer uma atualização da proposta para que possa viabilizar a execução do projeto. Beto Rosado destacou que é um investimento importante para a instituição. “O Parque Poliesportivo vai possibilitar não só o estímulo ao esporte, mas criar uma referência na prática das mais diversas modalidades para toda a região”, frisou o deputado.
Rosalba Ciarlini ressaltou que a execução desta obra é um projeto antigo, desde o período em que ela governou o Estado. “Quando fui governadora, conseguimos o Parque Poliesportivo para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Preparamos o projeto com a finalidade de levar também para a UERN. Vamos lutar agora para que esse objetivo seja cumprido”, declarou a prefeita eleita.
O reitor da UERN agradeceu a parceria de Beto Rosado com a Universidade. “O deputado Beto Rosado tem sido o principal parlamentar na busca por melhorias para a UERN. Ele destinou emenda de R$ 700 mil no Orçamento para a instituição e encabeça em Brasília todos os pleitos em defesa da universidade”, afirmou o reitor.

Senado aprova PEC que muda votação para deputado e vereador

Senado aprovou nesta quarta-feira (9) por 58 votos favoráveis e 13 contrários uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê mudanças no atual sistema político do país.
O texto prevê a criação de cláusulas de desempenho eleitoral para que os partidos políticos tenham acesso ao fundo partidário e ao tempo gratuito de televisão. A PEC também acaba com coligações para eleições proporcionais (deputados e vereadores).
Por se tratar de uma emenda à Constituição, a PEC ainda precisa ser analisada em segundo turno pelo Senado, com apoio mínimo de três quintos dos senadores (49 dos 81). A previsão é de que a nova votação seja no próximo dia 23.
Se passar na segunda votação, a proposta ainda seguirá para análise da Câmara dos Deputados, onde também precisará ser aprovada em dois turnos para entrar em vigor.
Pelo texto da PEC, os partidos que não atingirem os requisitos mínimos de desempenho eleitoral também serão obrigados a ter uma estrutura menor na Câmara, sem direito, por exemplo, a cargos de liderança e a parlamentares em comissões permanentes, além de cargos na Mesa Diretora.

O que acontece na terrinha JANDUÍS

Transição em Janduís - O blog foi informado que o prefeito eleito, Antonio José Bezerra - PSOL, protocolou junto a Prefeitura Municipal deste município a indicação de 5 (cinco) nomes para compor a equipe de transição, quais sejam: Eudimar Gurgel, Claudione Vieira, Elvisnei Gurgel, Anne Fábia Gurgel e Elton Douglas Fernandes. A prefeita Lígia Félix (PSDB) deverá nos próximos dias indicar os membros da atual gestão e publicar a portaria de nomeação, em obediência a resolução do Tribunal de Contas do Estado - TCE/RN;

Obras e Infraestrutura com novo titular - O Diário Oficial dos Municípios do RN traz na edição do dia 08/11/2016 a nomeação do senhor Gilson Carlos Meira Véras, mais conhecido por Xexé, para ocupar a titularidade da SEMIO. O ato é retroativo ao dia 04/10/2016;

Maura substitui Glênio na Administração - Na mesma edição consta a nomeação da professora Maura Maria Garcia de Almeida para o cargo de secretária de administração e recursos humanos. Ela que vai substituir Glênio Fernandes, o qual pediu exoneração no dia 22/10/2016;

Festa de Santa Luzia - A comunidade de Permissão, zona rural de nosso Município, se prepara para viver as festividades alusivas à Santa protetora dos olhos. No mês de dezembro permissão e sítios vizinhos estarão em festa!

Presidência da Câmara - Iniciaram as conversas de bastidores para definir os nomes que comporão a mesa diretora do poder legislativo janduiense nos próximos dois biênios. Atualmente existem 4 postulantes ao cargo mor do palácio João Pinheiro de Almeida.

Após vários meses, Janduís voltará a ter água

Segundo informações de técnicos da Companhia de Água e Esgotos do RN - CAERN, o abastecimento da adutora do médio oeste, denominada deputado Arnóbio Abreu, que atende aos municípios de Paraú, Triunfo Potiguar, Campo Grande, Janduís, Messias Targino e Patu, será retomado nos próximos dias.

Os municípios estavam incluídos na lista de cidades em colapso em razão de obra que estava ocorrendo no sistema de abastecimento. Esta semana será feito o trabalho de limpeza do sistema e haverá testes na distribuição da água, pois o sistema permaneceu 60 dias paralisado. Mesmo com o retorno da água a orientação é que a população continue a economizar o produto, pois, caso não chova a água disponível deve ser suficiente por abastecer as cidades pelos próximos seis meses.
A captação da Adutora Médio Oeste fica em um local de difícil acesso entre os municípios de Triunfo Potiguar e Jucurutu. A água é retirada da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves que vem diminuindo de volume. Por este motivo, foi necessária estender em um quilômetro o novo ponto das bombas utilizadas para captar a água. Do ponto original, o local da captação quando a barragem está em seu volume normal, as bombas já estão distantes 2,5 quilômetros.

Foram implantados um quilômetro de tubos com diâmetro de 300 mm, novas bombas e quadros de comando, assim como houve mudança no sistema elétrico para comportar a mudança no bombeamento de água. O período de obra em 60 dias também foi necessário porque as condições locais do terreno são adversas por se tratas de áreas inundadas até recentemente, exigindo o uso de máquinas pesadas e mão-de-obra especializada.

3 de novembro de 2016

Simone e Simaria buscam corpo do pai

A dupla sertaneja Simone e Simaria relatou, emocionada, a busca pelo corpo do pai, que foi enterrado como indigente, em Mato Grosso. O drama familiar foi revelado em entrevista à rádio FM O Dia, na última quarta-feira (2/11), quando as cantoras recordaram a infância no garimpo de diamante, o barraco de tábua onde moravam e a relação de carinho com a mãe.
“Ele tinha 44 anos e foi tomar banho. Minha mãe chamou. Meu pai era assim, quando minha mãe chamava, ele respondia logo. E a gente era louca nele. Ele era incrível. Ele não respondeu. A casa era de madeira, quando olhei pelas frestas, vi ele deitado no chão, lembro até hoje, com a água caindo nos pés”, contou Simaria.

Simone, então, continuou a história: “Como minha mãe não teve estudo e a gente era muito criança, os amigos fizeram o enterro.” Segundo as meninas, a família não acompanhou e, hoje, não se sabe onde o corpo do pai foi enterrado. “Hoje a gente briga na Justiça pra conseguir achar o corpo pra fazer tudo direitinho, agora que a gente pode”, explicou. Além do drama familiar, “As coleguinhas”, como são conhecidas, relembraram o início da carreira e falaram sobre a importância de manter a essência apesar da fama: “A família é o que mais importa”.

Festa pelos 6 anos do CG na Mídia

O blog do parceiro Diêgo Moicano da vizinha cidade de Campo Grande/RN irá realizar uma grande festa no clube social arco verde em comemoração ao 6º aniversário da página no mundo virtual.
Um evento que promete abalar a terra de nossa Senhora Santana, no próximo dia 12 de novembro. Registrado o convite!

Janduís receberá recursos da repatriação

A Receita Federal informou nesta terça-feira, 1.º de novembro, que o programa de regularização de ativos no exterior, também conhecido como repatriação de recursos, trouxe de volta à economia brasileira R$ 169,9 bilhões. Desse total, foram arrecadados R$ 50,9 bilhões, referentes ao Imposto de Renda (IR) e multa da formalização dos valores. O prazo para regularizar os ativos encerrou no dia 31 de outubro.

Um balanço divulgado pelo secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, revela que 25.114 contribuintes apresentaram a Declaração de Regularização Cambial e Tributária (Dercat). Ao todo, foram 25.011 pessoas físicas e 103 de pessoas jurídicas.
As pessoas físicas regularizaram R$ 163,875 bilhões em ativos no exterior, o que correspondeu  a R$ 24,581 bilhões em IR e de R$ 24,580 bilhões de multa pela regularização. No caso das pessoas jurídicas, o montante regularizado em ativos soma R$ 6,064 bilhões, dos quais R$ 909,739 milhões são referentes ao Imposto de Renda e R$ 909,738 milhões referentes à multa.
Entenda
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) explica que o valor repatriado é diferente do valor arrecadado. O primeiro refere-se ao montante declarado pelo contribuinte ao governo federal, e portanto, trazido ao Brasil. Já o valor arrecadado é o valor obtido pelo governo com a aplicação das devidas multas.
Sobre o valor repatriado incide uma alíquota de 30%, dos quais metade são referentes à multa e a outra metade referente ao Imposto de Renda. Estados e Municípios têm direito a receber apenas o montante obtido com o IR. Ou seja, apenas R$ 24,580 bilhões são direcionados à partilha com os entes subnacionais. A multa fica inteiramente com a União.
A partilha dos valores do IR respeitam os percentuais do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e, por isso, os Municípios receberão 22,5% desse valor, o que equivale a R$ 5,726 bilhões. Um pequeno montante de R$ 332 milhões de repatriação já foi pago no último decêndio de outubro. A expectativa é de que os valores restantes sejam repassados às prefeituras até o segundo decêndio de novembro, juntamente aos valores normais repassados de FPM.
A entidade elaborou uma projeção dos valores brutos destinados aos Municípios. Ou seja, sem o desconto de 20% do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Janduís irá receber o montante de R$ 495.236,34 (quatrocentos e noventa e cinco mil, duzentos e trinta e seis reais e trinta e quatro centavos).  Clique AQUI e veja quanto cada município do RN irá receber.