Páginas

25 de agosto de 2017

Famílias em festa pela construção de unidade de beneficiamento de polpa de frutas em Janduís

O Governo do RN vem modificando a vida no campo através de ações que melhoram o convívio com a seca. As comunidades e associações estão trabalhando juntas ao poder executivo com o intuito de melhorar a vida do sertanejo. Em algumas regiões do Rio Grande do Norte os projetos de empreendimentos econômicos geram emprego, renda e esperança para os moradores. 
É assim na comunidade Poço da Forquilha, localizada no município de Janduís, onde 22 famílias estão em festa pela construção de uma Unidade de beneficiamento de Polpa de Frutas. A presidente da Associação na comunidade Silvana Hipólito diz que “é uma vitória muito grande para todas as famílias, vamos produzir ainda mais e ter nosso próprio sustento pertinho de casa”. 

O grupo formado por homens e mulheres já comercializam polpa de fruta com esse investimento a associação vai dispor de um local adequado e com os selos exigidos pelos órgãos fiscalizadores. “Estamos levando emprego para zona rural, nossa meta é aumentar a renda das pessoas que moram no campo”, diz Julianne Faria, secretária da Habitação, do Trabalho e da Ação Social que é quem coordena a ação. 

“Os produtores vão poder comercializar as polpas em escolas, supermercados e programas governamentais como PNAE, PPA, compra direta”, acrescenta Teófilo Fernandes, articulador territorial do Governo Cidadão. Na comunidade Forquilha, o Estado repassou por meio de convênio R$ 249 mil através do Projeto Governo Cidadão por meio do Acordo e Empréstimo com o Banco Mundial.

Fonte: Marcos Dantas

23 de agosto de 2017

Usuários da TIM reclamam da péssima qualidade em Janduís

Os usuários dos serviços de telefonia móvel - TIM, da cidade de Janduís, reclamam que não estão conseguindo realizar ou receber chamadas. Por vezes, a chamada é interrompida no meio da ligação. Isso diminui a credibilidade em relação a operadora.
Na última sessão ordinária da Câmara Municipal, segunda-feira, 21/08, o vereador Jozenildo Morais solicitou que seja encaminhado requerimento a TIM cobrando a melhoria no serviço de telefonia celular.

"Além dos vários prejuízos que a nossa população está tendo, agora quase não conseguimos receber ou realizar chamadas telefônicas. Um absurdo que está ocorrendo aqui, cujas providências devem ser tomadas. Isso fere o direito do consumidor e não podemos pagar mais essa conta", falou Jozenildo.

Poeta mossoroense na tela da rede globo de televisão

O poeta mossoroense Antonio Francisco foi selecionado para participar do programa global "Encontro com Fátima Bernardes" da próxima sexta-feira, 25/08.
Representando a cultura potiguar, o poeta viajará ao Rio de Janeiro amanhã, quinta-feira, para o programa no dia seguinte. O tema da conversa é "o perdão". Antonio Francisco promete vestir uma camisa com o nome de Mossoró.

22 de agosto de 2017

Jucurutu: O ex-liso e agora prefeito, recebe diária para visitar o cemitério morada da paz

O blog do Xerife de Caicó publicou na tarde de hoje, 22/08, um fato inédito ocorrido na cidade de Jucurutu, região do seridó. O prefeito Valdir de Medeiros Azevedo recebeu diária para visitar o DNOCS e o cemitério Morada da Paz. Fato cômico, para não dizer, trágico.
Valdir ganhou notoriedade na imprensa regional por ser um motorista de ambulância, considerado "liso", fez uma campanha memorável e ganhou a eleição no ano passado, derrotando o filho do deputado estadual Nelter Queiroz, cujo império durava décadas naquela cidade.

Como sabemos, em tempo de ajuste fiscal, crise econômica e política, entre outros fatores que estão acontecendo em nosso país, reflete diretamente nos pequenos Municípios. Quem perde com isso, claro, são os munícipes, os quais não têm acesso aos serviços públicos de qualidade, os conhecidos "direitos" previstos na Constituição, tão prometidos em época de campanha eleitoral.

Recentemente, o deputado estadual Vivaldo Costa (PROS) criticou fortemente as administrações de Caicó e Jucurutu, alertando que nem sempre mudar significa inovar na gestão pública. É preciso ter competência e zelo na correta aplicação dos recursos públicos.

Vereador Jozenildo lamenta perdas sofridas pelo município de Janduís

Na sessão ordinária de ontem, 21/08, o vereador Jozenildo Morais utilizou a tribuna livre para fazer um relato das constantes perdas sofridas pelo município de Janduís nos últimos tempos.
Está havendo um verdadeiro retrocesso na história de conquistas do povo janduiense, conseguidas a duras penas e sob a intervenção principalmente da família Maia, no governo de Lavoisier Maia. O saudoso ex-deputado e presidente da Assembleia Legislativa do RN, Willy Saldanha, também deu sua parcela de contribuição nesse processo.

As perdas são: Saída da Delegacia de Polícia Civil; extinção do posto de atendimento do banco Bradesco; extinção da 58ª zona eleitoral, rezoneada para o município de Campo Grande; paralisação dos serviços de numerários (saques, depósitos) pelo banco Postal e provavelmente a agregação da Comarca de Justiça local a comarca de Campo Grande.

Sem razão de existir após a extinção do Poder Judiciário em nosso Município, está prevista a desativação do Ministério Público, Promotoria de Justiça de Janduís. São perdas enormes que trarão sérios prejuízos ao povo de Janduís. A inexistência dos serviços bancários a partir de agora também terá forte impacto na economia local, afetando os nossos comerciantes.

"Ao longo de quase vinte anos de vida pública, estou me sentindo impotente diante dessa situação que prejudica diretamente os mais carentes, os servidores, aposentados e pensionistas que precisam sacar seus vencimentos, os cidadãos que necessitam de resolver qualquer questão eleitoral, acessar os serviços judiciais e/ou fazer um boletim de ocorrência, têm de se deslocar a vizinha cidade, sem ter condições. A essência da justiça é estar perto do povo e servir às pessoas, agora não podemos mais contar com a presença do judiciário, enfim sem explicações", discursou Jozenildo.

Dando sequência, o vereador progressista criticou duramente a ausência de apoio de outras forças políticas: "Estou triste e revoltado com a indiferença dos políticos que aqui tiveram voto, foram eleitos pelo povo de Janduís, e hoje sequer participam de uma audiência conosco no tribunal de justiça. Onde estão os nossos representantes? No ano que vem, por ocasião das eleições seremos lembrados novamente", finalizou o Edil. 

Câmara de Vereadores faz doação de computador a Escola Municipal Professor Aluízio Gurgel

A Câmara Municipal de Janduís realizou na manhã de hoje, 22/08, a doação de um computador para a Escola Municipal Professor Aluízio Gurgel, unidade educacional pertencente a rede pública municipal de ensino.
O vereador e supervisor Jozenildo Morais solicitou através do requerimento nº 22/2017, a cessão do bem móvel do Poder Legislativo, que estava sendo utilizado em seu gabinete para que fosse cedido à instituição.

Na sessão ordinária de ontem, 21/08, a mesa diretora da Câmara, sob a presidência do vereador Adeilson Alves, colocou na ordem do dia e teve aprovação unânime a Resolução nº 6/2017, oficializando assim a doação do equipamento composto dos seguintes ítens: computador deskstop pentium G620/4GB/HD 750GB NUM SERIE 1277174.

"Sinto-me feliz em entregar ao nosso diretor Everton este computador que terá bastante serventia na realização de nossas atividades escolares. Inclusive nessa fase em que nossa escola está implantando o diário oficial eletrônico", comentou o vereador Jozenildo Morais.

21 de agosto de 2017

Escola Aluízio Gurgel é campeã dos jogos escolares sub 11

A Escola Municipal Professor Aluízio Gurgel levou a melhor e consagrou-se campeã dos jogos escolares 2017, categoria sub 11. A competição esportiva foi organizada pela coordenação de juventude, esporte e lazer da Prefeitura Municipal de Janduís.
O diretor da instituição Everton Souza, com o apoio da secretaria municipal de educação, acompanhou de perto a equipe vencedora, composta por estudantes do 6º ao 9º anos, turnos matutino e vespertino.

15 de agosto de 2017

Comitiva visita o Tribunal de Justiça na luta pela comarca de Janduís

Uma comitiva formada pelo prefeito municipal José Bezerra, vereadores Jozenildo Morais, Henrique de Dodó e Arthur, Orisvaldo Marques do PHS e do vice governador do estado Fábio Dantas esteve ontem, 14/08, no Tribunal de Justiça do RN.
Comitiva sendo recebida pelo desembargador Dr. Cláudio Santos
Desde o começo do ano passado que vem se travando uma intensa luta junto a corte de justiça estadual pela manutenção da Comarca de Justiça em nosso Município. A princípio se falava em extinção,agora em "agregação", num termo mais leve para se tirar os serviços judiciais da população janduiense.

Por proposição do vereador Jozenildo, com o apoio dos demais parlamentares, a Câmara Municipal realizou uma audiência pública que reuniu advogados, promotor de justiça, juiz de direito, representantes da sociedade civil e jurisdicionados com o mesmo intento.

Amanhã, quarta-feira, 16/08, o pleno do TJ/RN,composto por 14 desembargadores,irá decidir se acata o clamor da cidade de Janduís e outras, que não querem perder uma importante conquista, que aproxima a justiça do povo.

"Mesmo sabendo que há uma determinação do Conselho Nacional de Justiça para que nossa Comarca seja extinta ou agregada, fomos aos desembargadores e expomos a necessidade de mantermos os serviços aqui. Essa decisão é extrema e nos causará enormes prejuízos, pois perderemos por via de consequência o Ministério Público", relatou Jozenildo.

11 de agosto de 2017

Câmara realiza audiência pela permanência do Banco Postal

Na manhã de hoje, 11/08, a Câmara Municipal de Janduís realizou no plenário de reuniões uma audiência pública para discutir a permanência dos serviços do banco postal com operação de numerários (pagamentos e saques) na agência dos Correios.
O proponente da audiência foi o vereador Arhur, que contou com a aprovação de todos os parlamentares com assento na Casa Legislativa. Participaram da atividade o gerente local da agência dos correios, senhor Diôgo, o membro do sindicato da mesma empresa, senhor José Roberto, vereadores, sindicalistas, representantes do poder executivo, PDA carnaúba, entre outras organizações da sociedade civil.
Ao se pronunciar, o vereador Jozenildo Morais iniciou parabenizando os advogados e estudantes. Em seguida, frisou que nos últimos tempos a cidade de Janduís teve várias perdas: a retirada da polícia civil, a zona eleitoral, o posto de atendimento do Bradesco e agora estão querendo desativar o banco postal, correspondente do banco do Brasil.

De acordo com as informações apresentadas, o governo federal alega não poder pagar o vigilante armado, o qual garante a segurança dos clientes. O banco postal atualmente está pagando os vencimentos dos servidores municipais, estaduais, aposentados e pensionistas, além de outras transações bancárias. 

A agência dispõe de porta giratória, serviço de vigilância e equipamentos atualizados. A retirada do banco postal de nossa cidade ocasionará o deslocamento das pessoas às cidades vizinhas (Campo Grande ou Patu), pondo em risco sua integridade física, tendo em vista o alto grau de insegurança porque passa a região.

Preocupado com as constantes perdas que têm afetado diretamente a nossa população, o edil lembrou que na próxima segunda-feira estará em audiência no Tribunal de Justiça, continuando a luta pela permanência da Comarca de Justiça, que poderá ser agregada a de Campo Grande por uma decisão do Conselho Nacional de Justiça, avalizada pelo TJ/RN, através de resolução aprovada pelo pleno.

"Estou aqui para me somar aos pares, aos homens e mulheres de bem da nossa Janduís, a fim de evitar que tenhamos tantos prejuízos. Isso é reflexo do desmonte que está sendo feito no nosso pais, atingindo diretamente o povo mais humilde. Juntos somos mais fortes e vamos lutar para que os serviços do banco postal permaneçam, pois a sua saída daqui prejudica a economia do nosso Município", finalizou Jozenildo.

8 de agosto de 2017

AtuAÇÃO do vereador Jozenildo Morais na Câmara

Ontem, dia 07/08, iniciou-se mais um período legislativo na Câmara Municipal de Vereadores de Janduís. Presentes os nove parlamentares janduienses para começar outra etapa de discussões e projetos em benefício da população local.
Na referida sessão o vereador Jozenildo Morais solicitou ao plenário e foi aprovada por unanimidade a cessão de um computador que estava sendo utilizado em seu gabinete para a Escola Municipal Professor Aluízio Gurgel, a fim de arquivar os dados relativos ao diário eletrônico.

"É importante que façamos a cessão desse equipamento à instituição de ensino municipal. Ficarei sem o computador no nosso gabinete, usarei o meu pessoal, a fim de garantir à escola que dê andamento às anotações no diário eletrônico, contribuindo com o trabalho dos colegas professores", frisou Jozenildo.

Ao utilizar a tribuna livre, o parlamentar progressista solicitou transformar em indicação o seu projeto de lei que autoriza os poderes executivo e legislativo a conceder um dia de folga aos servidores municipais no dia do seu aniversário natalício.

Foi aprovado na sessão ordinária também o projeto de lei de autoria do vereador Jozenildo Morais que regulamenta o uso de marca, slogan de governo e imagem nas repartições públicas.

"Considero esse projeto um avanço na administração pública. O prefeito atual e os próximos gestores não poderão criar novas marcas, utilizarão somente o brasão do Município, e o slogan será governo do município de Janduís. A imagem do prefeito somente poderá ser fixada na galeria de ex-prefeitos, respeitando o princípio da impessoalidade", discursou Jozenildo.

3 de agosto de 2017

Maria Ferreira agradece a Deus pela saúde e por 40 anos de casamento

A palavra de Deus nos ensina a chorar com os que estão tristes e a se alegrar com os que estão felizes. Imbuída desse pensamento e sentimento de gratidão, a irmã Maria Ferreira reuniu em frente a sua residência à rua de sul na noite de hoje, 03/08, diversos evangélicos e pessoas amigas.
Participaram do culto o pastor José Hermínio, de Mossoró e primeiro pastor de Janduís, pastor Manoel Filho, de Messias Targino. O pregador da palavra foi o pastor José Lira, que pastoreou a Assembleia de Deus em Janduís há mais de quarenta anos, passou uma temporada no exterior e retornou ao Brasil, residindo atualmente na cidade de Mossoró/RN. 

Sob a coordenação do pastor Leite, a AD local entoou louvores ao Criador, refletiu sobre a força do Espírito Santo e realizou um brilhante trabalho evangelístico que serviu para bendizer ao Senhor pela recuperação da saúde da irmã Maria Ferreira e os 40 anos de matrimônio com seu Rubens.

Emocionada, a anfitriã cantou um hino, falou aos presentes e agradeceu a todos da igreja que por ela oraram, aos amigos pela confiança e pelo apoio que recebeu da saúde municipal, quando de seu tratamento contra a doença.

"A convite de irmã Maria e sua filha Zeine, fiz questão de estar nesse momento de gratidão a Deus pelo restabelecimento de sua saúde. Acompanhei de perto e vi que pela fé ela foi curada. Feliz por reencontrar os amigos e puder exaltar a grande misericórdia de Deus por tudo que aconteceu na vida dessa minha amiga e de sua família", falou o vereador Jozenildo.   

Vereador Jozenildo participou de oficina sobre o saneamento básico

O parlamentar tem a função de criar leis e fiscalizar as ações do poder público. Além dessa tarefa, o papel do vereador na condição de representante da população é lutar pelo bem estar social de seus munícipes. 
Ciente do compromisso assumido com o povo janduiense, após ter sido indicado por seus pares, o vereador Jozenildo Morais integra a comissão responsável pela elaboração do plano municipal de saneamento básico de Janduís.
Na manhã de hoje, 03/08, o edil esteve reunido com os moradores do sítio Livramento e adjacentes, ou seja, sítios vizinhos. O encontro faz parte de uma série de oficinas teórico-práticas para colher sugestões para construção do PMSB.
Estiveram presentes o prefeito José Bezerra, secretárias e demais auxiliares da gestão atual, o vereador Waltinho, líderes comunitários e membros da comissão coordenadora do plano, nas mais diversas áreas da municipalidade. Outras oficinas acontecerão na cidade e nas comunidades rurais. O município tem até o dia 31 de dezembro para enviar o documento final à Fundação Nacional de Saúde - FUNASA.
A reunião serviu para que, de forma democrática, os cidadãos daquelas localidades pudessem apresentar os problemas existentes e apontar sugestões para resolvê-los. Os participantes cobraram a realização da coleta de lixo, colocação de coletoras, construção de chafarizes e cisternas para o armazenamento e distribuição de água, melhorias sanitárias, entre outros serviços.
"Tenho a satisfação de colaborar nesse debate produtivo, no campo das ideias, onde recebemos críticas e fazemos sugestões que serão incluídas no plano de saneamento básico, obra vital para nossa população urbana e rural. A democracia se constrói com a participação de todos os cidadãos na gestão municipal. Como representante do nosso povo quero contribuir na construção desse plano para nossa JANDUÍS do presente e do futuro", finalizou Jozenildo.

No próximo sábado a festa é na fazenda clarão

A galera forrozeira não pode ficar de fora no próximo sábado do bingo de um garrote e em seguida grande festa com Jadson Cirilo e Forró Sintonizado.
Os organizadores Chico e Renato Bandeira comunicam que ao meio dia começa o encontro de paredões, com serviço de bar para atender a todos (as).

Participem! Vai ser show!!