Páginas

30 de novembro de 2017

Vereador Jozenildo foi entrevistado na rádio centenário de Caraúbas

No último dia 28 de novembro do ano em curso, terça-feira, a convite da Rádio Centenário, o vereador janduiense concedeu entrevista ao radialista e blogueiro Gilson de Souza no programa "centenário em debate".
Durante a entrevista o parlamentar fez uma prestação de contas do mandato na Câmara Municipal de Janduís abordando os principais requerimentos e projetos de lei aprovados e que entraram em execução.

Ao ser interrogado, o vereador Jozenildo teceu comentários a respeito da situação administrativa e política, estadual e nacional. Temas como segurança pública, saúde, atraso no pagamento de servidores estaduais, entre outros, foram relatados.

O vereador Jozenildo Morais, mais votado no último pleito em Janduís, discorreu sobre a administração municipal, os problemas enfrentados pelo homem do campo e da cidade. Segundo informações preliminares, milhares de ouvintes acompanharam a entrevista que posteriormente será publicada na íntegra.

25 de novembro de 2017

Enquanto sobra dinheiro na ação social, cidadã sofre com fossa a céu aberto

Aqui em Janduís há uma contradição enorme no que diz respeito a "garantia de direitos", algo tão propagado durante a última campanha eleitoral.
Recentemente a ex-secretária da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Aida Régis, encaminhou à Câmara de Vereadores extratos bancários comprovando ter deixado na contas da referida pasta mais de R$ 70.000,00 (setenta mil reais).
Por outro lado, os cidadãos carentes do nosso Município, em quantidade alarmante, estão passando necessidade (fome mesmo), precisam de um transporte para atender a uma situação de cunho social ou algo parecido e tem o seu direito negado, tendo conhecimento agora que não falta dinheiro.
A cidadã Maria da Conceição Arruda Fernandes, 44 anos, conhecida por "Ceição de Zé Fernandes ou Ceição rezadeira", residente a rua Espedita Vieira Gurgel, bairro São Bento, afirma que há sete meses procura a gestão municipal com o objetivo de resolver o problema de sua fossa que está a céu aberto e infelizmente não teve o seu pedido atendido.

É grave a situação denunciada porque se configura num problema de saúde pública, o qual poderá acarretar outros danos como a proliferação de doenças ou até mesmo causar um incidente de natureza mais complicada.

Esperamos que o caso seja resolvido o quanto antes e deixamos o espaço aberto para esclarecimentos por parte da edilidade municipal, se assim o desejar.

22 de novembro de 2017

Crimes x prisões: A situação está feia para os corruptos no Brasil!

A cada dia que passa percebemos o quanto está estreitando o caminho para aqueles que se dizem representante do povo e praticam seguidos crimes em busca do poder.
Embora por muito tempo existisse a descrença na justiça brasileira, o quadro começa a mudar para o lado daqueles infratores que ao longo de décadas se perpetuaram em funções públicas de forma ilícita.

Há poucos meses a nação acompanha de forma entusiasmada, com um pouco de alento e esperança as prisões de poderosos de colarinho branco: Eduardo Cunha (ex-deputado e ex-presidente da Câmara dos Deputados), Henrique Alves (ídem), Gedel Vieira (ex-deputado e ex-ministro), José Dirceu (ídem), Palloci (ídem).

Recentemente a Polícia Federal prendeu 3 (três) ex-governadores fluminenses (Sérgio Cabral, Antony Garotinho e Rosinha), 3 (três) deputados estaduais (Picianni, Albertassi e Paulo Melo), entre outros figurões...

O baú de pandora comenta que em breve outras personalidades políticas poderão ser encaminhadas ao complexo de Bangu, a papuda ou a república de Curitiba. Alguém se arrisca palpitar?

Além da punição aos culpados, o que o povo mais quer e espera é que o dinheiro desviado retorne em melhorias na saúde, na educação, segurança pública, entre outras áreas vitais para nossa população.

Servidores estaduais invadem secretaria de planejamento cobrando salários

Deu no blog do Xerife de Caicó que os servidores públicos estaduais invadiram na tarde de hoje, 22/11, a Secretaria de Estado de Planejamento na luta pelos seus salários.

Alegam os servidores e com razão que não podem ficar sem receber seus proventos. Enquanto isso, o governador Robson Faria está em Brasília buscando apoio financeiro da União.

Escola Municipal Aluízio Gurgel realizará a XXIII Semana Cultural

A Escola Municipal Professor Aluízio Gurgel realizará no período de 28 de novembro a 1º de dezembro do ano em curso a XXIII Semana Cultural, cujo tema é "Histórias que me fazem crescer".
Durante a semana serão trabalhados pelos estudantes e professores os subtemas álcool na adolescência, família: meu porto seguro, preconceitos, gravidez na adolescência, o adolescente/jovem e as drogas e a história de vida e superação do professor JRhuann.

Ocorrerão apresentações culturais, stands, amostras, atividades esportivas e exposições, nos turnos matutino, vespertino e noturno (brevemente divulgaremos a programação completa).

Neste ano, a unidade de ensino decidiu discutir temáticas vivenciadas no dia-a-dia da comunidade escolar e demonstrar que apesar das dificuldades é possível superar e vencer as adversidades que a vida lhes impõe.

Dr. Salomão Gurgel fará palestra em Campo Grande

O médico psiquiatra Dr. Salomão Gurgel Pinheiro ministrará palestra na cidade de Campo Grande na próxima sexta-feira, 24 de novembro de 2017, às 15h, no auditório do Instituto Gentil.
A palestra terá como tema "valorizando a vida: prevenindo a depressão e o suicídio" e lema: "o sentido da vida", e será direcionada aos professores, profissionais da saúde, da assistência social, entre outros.

Realização: Prefeitura Municipal de Campo Grande. Administração: Trabalhando com o Povo - Manoel Veras, prefeito.

14 de novembro de 2017

Vereador Jozenildo solicita a realização de videomonitoramento nas ruas e principais pontos de Janduís

Na sessão ordinária de ontem, 13/11, o vereador Jozenildo Morais apresentou e foi aprovado por unanimidade o requerimento nº 34/2017, solicitando ao poder executivo que viabilize junto a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social o videomonitoramento nas ruas e principais pontos de Janduís.
A iniciativa propõe a realização de convênio entre o governo estadual, a Prefeitura Municipal de Janduís e comerciantes locais. O monitoramento por câmeras será feito com a utilização das câmeras já existentes e outros que serão implantadas e acompanhadas pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública - CIOSPI.

Com isso, o poder público estará ajudando no trabalho preventivo das polícias militar e civil, permitindo maior investigação e combate aos crimes. A reivindicação atende aos reclames da população que por vezes se encontra preocupada e indefesa diante dos últimos acontecimentos.

"Apesar da crise econômica porque passa o nosso Município, apelo para que o poder executivo se sensibilize, garanta o mínimo necessário e apoie esta medida. Precisamos combater a criminalidade e oferecer a nossa população segurança, tranquilidade e paz", frisou o vereador Jozenildo.

9 de novembro de 2017

Empresa seleciona pessoas para trabalhar na revisão biométrica

O Cartório Eleitoral da 31ª Zona comunica ao público interessado que está aberta seleção de pessoal pela empresa LABOR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS para contratação de mão de obra terceirizada para atuar no atendimento ao público durante os trabalhos revisionais desta zona.

São 04 vagas para cada município da zona ( Campo Grande, Triunfo Potiguar e Janduís) totalizando 12 oportunidades e a remuneração varia de acordo com a quantidade de dias trabalhados, já que cada cidade possui um calendário próprio da Revisão, podendo chegar ao valor de R$ 1.400 ( Mil e Quatrocento Reais)

Para mais informações e inscrição acessar o site http://laborprestacaodeservicos.com.br/admin/

Na página ir na aba Trabalhe Conosco - Cadastre seu Currículo - Cadastrar Currículo Serviços de Biometria TRE/RN - candidato preenche o formulário

O prazo para o cadastramento encerra segunda dia 13.

A revisão eleitoral de cada cidade ocorrerá nas seguintes datas:
CAMPO GRANDE - 17/11/2017 a 16/12/2017
JANDUÍS - 18/11/2017 a 01/12/2017
TRIUNFO POTIGUAR - 06/12/2017 a 16/12/2017

Atenciosamente,

Lígia Moisés
Chefe de Cartório Eleitoral

Prefeito Juninho Alves lança o projeto "Caraúbas Vigilante"

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) assina, nesta quinta-feira (9), um convênio com a Câmera de Dirigentes Lojistas de Caraúbas (CDL Caraúbas) e a Prefeitura Municipal de Caraúbas para a criação de um sistema de monitoramento de vídeo na cidade. O evento acontece às 19h, no auditório da Prefeitura.

Denominada de ‘Caraúbas Vigilante’, a iniciativa irá utilizar as câmeras de vigilância já existentes no município para apoiar as polícias militar e civil no combate ao crime. “O monitoramento será por demanda, que consiste em cadastrar as câmeras que já existem no comércio da cidade, em uma rede interligada com a Polícia Militar. 
Essas imagens vão para uma Central de Monitoramento, onde poderão ser acessadas ao vivo ou por armazenamento de arquivos”, destacou o tenente-coronel Kleber Macedo, coordenador do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
Com essa tecnologia, os policiais poderão acompanhar em tempo real a situação dos principais pontos da cidade, o que irá facilitar para impedir que crimes aconteçam e também auxiliar nas investigações.
O comerciante da cidade que tiver interesse em cadastrar sua câmera no sistema, basta procurar a sede do CDL em Caraúbas, que fica localizada na rua Osório Fernandes Pimenta, número 79, no Centro.

8 de novembro de 2017

Motoristas da saúde foram recebidos por secretários municipais

Os motoristas Jamilson e Valdir da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento Básico de Janduís, acompanhados do vereador Jozenildo Morais, foram recebidos pelos secretários Rômulo Gurgel (finanças), Elvisney Gurgel (planejamento) e pelo servidor Eudimar Gurgel.
A reunião atendeu solicitação do vereador Jozenildo ao poder executivo para tratar sobre a atualização das leis 434/2013 instituindo gratificação por deslocamento (diárias) e 446/2013 versando sobre o regime de sobreaviso no âmbito da saúde municipal.
Há 4 (quatro) anos com suas vantagens defasadas, os motoristas estão querendo aumento mínimo e também a atualização das leis incluindo reajuste anual. Atualmente os servidores estão recebendo apenas R$ 200,00 de diária e 300,00 pelos sobreavisos. Daqui a 15 dias a municipalidade dará um retorno à proposta apresentada pela categoria. 

7 de novembro de 2017

STJ decide voltar Raniere Barbosa à Câmara Municipal de Natal

O Superior Tribunal de Justiça decidiu por unanimidade retornar Raniere Barbosa - PDT às funções de vereador e presidente da Câmara Municipal de Natal, capital do nosso estado.
Afastado desde julho de suas funções legislativas, o parlamentar é acusado de participar de fraudes na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos de Natal, a chamada "operação cidade luz".

Meire Matias assume a direção do Centro de Saúde de Janduís

A técnica de enfermagem Maria Meire Matias assumiu no último dia 1º de novembro de 2017 a direção do Centro de Saúde Dr. Onézimo Maia, em nosso Município. Ela substitui Edinúzia Brito que pediu exoneração do cargo.
A Portaria nº 150/2017 assinada pelo senhor prefeito Antonio José Bezerra foi publicada no Diário Oficial dos Municípios do RN, edição de hoje, 07/11/2017. 

Meire já exerceu a função de Diretora do Hospital Maternidade Maria Cristina Maia. Está deixando a função de Coordenadora de Compras da Prefeitura de Janduís, agora ocupada por Kelly Ramayna Gurgel da Silva.

Vereador Jozenildo Morais solicita a UERN cursos de capacitação

O vereador Jozenildo Morais apresentou e foi aprovado por todos os demais colegas parlamentares com assento na Casa Legislativa o requerimento nº 33/2017, solicitando a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN dois cursos de capacitação para os servidores municipais de Janduís.
"Requeiro a UERN que veja  a possibilidade de se firmar convênio com a Prefeitura de Janduís para que sejam capacitados os nossos funcionários. Servidores mais preparados e reciclados podem oferecer serviços de melhor qualidade à população janduiense", comentou Jozenildo.

Após a aprovação do requerimento, o documento será remetido a UERN que inicialmente poderá ofertar os cursos de "cerimonial público e etiqueta" e "relações interpessoais".

3 de novembro de 2017

Barragem Armando Ribeiro Gonçalves está quase no volume morto

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, localizada na cidade de Itajá/RN, região do vale do Assú, maior reservatório público de água do estado e responsável pelo abastecimento de água para mais de 500 mil pessoas está quase no volume morto.
Faltando pouco mais de um metro para ela entrar nessa "trágica" situação, o quadro é bastante preocupante para os habitantes de 34 (trinta e quatro) cidades potiguares. O vídeo acima demonstra a escassez de água no reservatório.

Temos de fazer a nossa parte, economizar a água e evitar desperdícios no uso ou reuso do liquido precioso, entre os vícios recorrentes, que caracterizam negligência. Já estamos há meses em sistema de rodízio e se não contribuirmos ficaremos em breve sem receber água da adutora Arnóbio Abreu.

Comerciante foi assassinado na manhã de hoje em Janduís

O comerciante João Batista Teixeira, mais conhecido por "João Batista", filho de "Teixeirinha", foi brutalmente assassinado na manhã de hoje, 03/11, na cidade de Janduís/RN.
Residente em Messias Targino, João Batista comercializava verduras todas as manhãs em nossa cidade, a margem da BR 226, no barraco de seu Zé Gobira, em frente a churrascaria Santa Teresinha, na entrada da cidade.

Segundo o Cb. PM Valdir Sérgio, comandante de destacamento policial militar local, dois homens não identificados chegaram por voltar de 6h30 num veículo de cor vermelha e abordaram a vítima. Sem chance de defesa, desferiram tiros de espingarda calibre 12 e pistola 9 mm.

Ao ser atingido, João Batista ainda correu pela rua Lourival Gurgel e "tombou" já sem vida em frente a oficina de carro e motos do senhor João Bosco, filho de Pelva. O ITEP removeu o corpo para exibição do laudo e em seguida o corpo será liberado para sepultamento.

1 de novembro de 2017

Polícia Militar prende armas, acusados de roubo e veículos em Mossoró

Na manhã desta quarta (01) equipes da Força Tática e Ronda Cidadã do 2º Batalhão de Polícia Militar em patrulhamento no Sítio Ema, zona rural de Mossoró, conseguiram recuperar um automóvel Hyundai HB 20, uma motocicleta Honda Titan e efetuar a apreensão de dois adolescentes, um deles armado de revólver, que seriam responsáveis por uma série de delitos.
No deslocamento para a delegacia pela Avenida Wilson Rosado (BR 304), os PMs se depararam com o ex-presidiário Francisco Paulo Almeida Melo, 30 anos, e Erison Felipe Silva Martins, 18 anos, trafegando numa motocicleta Honda Fan Preta com queixa de roubo. Eles ainda tentaram fugir mas foram alcançados e presos. Na abordagem foi localizado um revólver municiado. Nesta manhã os PMs também recuperaram um Celta roubado no dia anterior no Bairro Costa e Silva.  

Os acusados, armas e os veículos foram apresentados nas delegacias competentes. O 2°BPM, sob o comando do Major Maximiliano Fernandes, segue intensificando suas ações para coibir a atuação de criminosos e proporcionar mais segurança à população de Mossoró e região.

Fonte: Major Maximiliano Fernandes.

Cantor Bruno Martins fará shows em Natal, capital do nosso estado

O jovem campograndense Bruno Martins, filho de um velho conhecido na música Batoré, ex-baterista da banda Saia Rodada, lançou seu trabalho recentemente e já ganhou a preferência da juventude.
A princípio fez um belo lançamento na sua cidade, Campo Grande, a "terra mundial dos músicos", shows em Patu, Paraú e noutros lugares. Agora, é a vez de Natal, capital potiguar, receber o músico.

Estamos na torcida por Bruno, acreditando que assim como vários cantores/músicos locais (Aílton Farra, Alexsandro Saldanha, Luana Priscilla, entre outros), a carreira está apenas começando.

Campo Grande: Prefeitura garante transporte para o ENEM

O prefeito Manoel Fernandes de Gois Veras garantiu aos estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, o transporte para cidade de Caraúbas, sede onde será aplicado o exame nos dois finais de semanas seguintes, 5 e 12 de novembro de 2017.
"Desde o início da nossa gestão, mesmo enfrentando enormes dificuldades financeiras, estamos dando todo apoio aos jovens que querem estudar e buscar um futuro digno na vida", frisou o prefeito.

Jardim de Piranhas é destaque no ROTA INTER TV

O município de Jardim de Piranhas/RN será destaque na televisão no próximo sábado, 4. O programa Rota InterTV, da afiliada da Globo InterTV Cabugi, dedica um programa inteirinho para mostrar as belezas e curiosidades da terra do pano de prato.
A fé de seu povo, devotos do próximo beato potiguar, padre João Maria, as atividades esportivas e a genialidade de um trabalhador têxtil que fabrica seus próprios teares, são apenas algumas das atrações do programa.
O Rota InterTV vai ao ar neste sábado, 4, as 14h. Sintonize e conheça um pouco mais sobre Jardim de Piranhas.

Municípios do RN correm risco de não pagar o 13º salário

O presidente da Federação dos Municípios do RN - FEMURN, ex-prefeito de Lajes Benes Leocádio declarou na manhã de hoje, 01/11, que mais de 30 municípios potiguares dificilmente pagarão o 13º salário de 2017.
Ele não descartou que esse número venha a ser bem maior, já que além do complemento salarial previsto para ser pago totalmente até 20 de dezembro, as administrações ainda arcarão com a segunda folha normal do mês.

As exceções estarão por conta dos municípios que conseguiram adiantar pagamentos nos meses de junho e julho, quando receberam a parcela de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Estes talvez poderão honrar seus compromissos de final de ano”, excetuou Leocádio.

A última vez que uma crise dessas assolou seriamente os municípios potiguares foi em 2015, quando metade deles ameaçou não pagar o 13º salário de seus servidores, o que motivou a destinação de parte de recursos da repatriação não declarada de brasileiros no exterior para reforçar esse caixa em 2016.

Segundo o presidente da FEMURN, o RN receberá até dezembro o mesmo valor de repasses federais do ano passado, uma vez que não houve neste exercício o aporte extra referente à repatriação, que rendeu à União, na ocasião, R$ 11 bilhões extras dos quais R$ 6 bilhões ajudaram a reforçar o caixa dos municípios pelo País.

Nessa divisão, o RN recebeu recursos extras em 2016 de R$ 100 milhões, totalizando menos de R$ 200 milhões de repasses totais da União. Este ano, mesmo com o avanço da inflação, dos salários de categorias profissionais e dos preços administrados que impactam sobre os custos dos municípios, os valores repassados não aumentaram um centavo, agravando a situação das prefeituras.

Este ano, dos R$ 90 bilhões repassados aos municípios pelo Fundo de Participação, coube ao RN a fração de R$ 1,8 bilhão para dividir entre os 167 municípios potiguares, obedecendo ao critério de número de habitantes.

“Para se dar um exemplo de quanto os municípios saíram perdendo – ilustra Benes Leocádio -, aqueles com até 23 mil habitantes, enquadrados na categoria 0.6, que receberam no ano passado R$ 400 mil, este ano tiveram direito a apenas R$ 23 mil”.

O presidente da Femurn lembrou que essa situação de insolvência provocou uma missão de alerta do Ministério Público de Contas junto à metade dos municípios potiguares com o objetivo de mantê-los dentro dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Assim, as prefeituras que estavam acima do limite legal de gastos tiveram na ocasião um prazo de dois quadrimestres para realizar adequações e diminuir o comprometimento das receitas com gastos de pessoal, sendo que um terço dessa diminuição precisava ser demonstrada ainda no primeiro quadrimestre.

Entre os cortes preconizados pelo artigo 169 da Constituição Federal estão a redução de cargos comissionados e até demissão de servidores efetivos. Já os municípios acima do limite prudencial ficaram proibidos de fazer novas contratações, conceder aumentos, entre outros.

O município de Macau, lembra Benes Leocádio, simplesmente já demitiu 100% de seus cargos comissionados.

UERN em greve por tempo indeterminado

Em uma assembleia lotada, professores e professoras da UERN, aprovaram greve geral por tempo indeterminado a partir do dia 10 de Novembro. A decisão é motivada pelos atrasos salariais, que se arrastam desde janeiro de 2016 e pelo total descaso do Governo de Robinson Faria com a universidade.
Após uma série de falas emocionadas, que destacavam a sensível piora nas condições de vida de professores e professoras da UERN e o notório desrespeito do Governo com a universidade, os mais 250 docentes professores presentes definiram, com grande maioria, que a parada nacional do dia 10 marcará o início da greve da categoria.
O comando de greve, formado após o fim da assembleia geral, determinou que participará das assembleias de outras categorias no decorrer da semana,  que devem confirmar greve por tempo indeterminado com unidade em todo o funcionalismo público do Rio Grande do Norte.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (SINTE-RN) realiza assembleia no dia 31/10 pela manhã, o Sindicato dos Policiais Civis do Rio Grande do Norte (SINPOL/RN), no dia 01/11 às 15h, o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sindsaude), no dia 06/11 às 9h30, o Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do Rio Grande do Norte (Sinai-RN), também no dia 06/11.
A presidenta da ADUERN Rivânia Moura avaliou a assembleia como muito positiva, em especial pela massiva participação da categoria. Ela destacou que os professores da UERN vieram à atividade com o desejo de votar e aprovar a greve, porque chegaram à uma situação limite e já não aguentam mais o descaso do Governo com a universidade.
“Saímos dessa assembleia com a perspectiva de que esta greve será muito forte. Tanto pela situação limite a qual o Governo do Estado nos colocou quanto pelo compromisso da categoria com a defesa da universidade. Hoje tivemos a oportunidade de ver que os professores e professoras da UERN estão indignados e não vão aceitar os atrasos salariais”, afirmou.
CONSELHOS – Antes da decisão acerca da greve, os docentes da UERN definiram  os representantes da categoria para os conselhos da universidade. O resultado das votações escolheu como novos conselheiros Rosimeiry Florêncio (FAD), para a Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), Neto Vale (FACEM) para a suplência no Conselho Curador, Paulinho Silva (FALA) e Luis Carlos Martins (FALA) para o Conselho Superior Universitário (Consuni)
Fonte: ADUERN.