sexta-feira, 13 de abril de 2018

Câmara Municipal de Janduís realizou audiência para tratar sobre a saúde pública

A Câmara Municipal de Janduís realizou no último dia 09/04 (segunda-feira), uma importante audiência pública para discutir assuntos relacionados a saúde pública municipal.
Chegou ao conhecimento do poder legislativo uma avalanche de reclamações dos usuários do SUS em razão do funcionamento da saúde no âmbito do nosso Município.

Falta de médico algumas vezes, material odontológico nas unidades de saúde (em processo de licitação), transporte para os pacientes realizarem exames em outras cidades, desativação do Conselho Municipal de Saúde, entre outros pontos foram denunciados.

A audiência pública foi solicitada pelo vereador Jozenildo Morais e aprovada por todos os demais parlamentares janduienses, os quais, além do proponente estiveram presentes (Adeilson, Arthur, Henrique, Jachintho Filho, Waltinho e Sueli).

Os profissionais de saúde também participaram em parte, mesmo tendo sido orientados por membros da gestão a não comparecerem. Mário Avelino (cirugião-dentista) Lindomar (enfermeiro) e Juliana (Técnica de Enfermagem), se pronunciaram. O secretário de saúde Marinaldo Joaquim, o secretário Elvisney Gurgel (Governo) e Danilo Bezerra (Assessor Jurídico), representaram o Poder Executivo.

Representando a sociedade civil o fisioterapeuta e presidente do Conselho de Saúde, Kleberlúcio Vieira, falou sobre a importância da saúde preventiva. Já o vice-presidente do Sindicato dos Servidores de Janduís, Francisco Arruda, cobrou mais atenção da gestão ao Conselho de Saúde, que encontra-se desativado. 

Por fim, foi confeccionado um relatório-síntese em forma de encaminhamento que será transmitido aos órgãos competentes, para que sejam tomadas as seguintes providências:

. Contratação de um transporte para deslocar os pacientes de alta complexidade e que fazem tratamento de doenças crônicas;
. Envio da Equipe de Saúde da Família - ESF uma vez por semana à zona rural;
. Reativação e aparelhamento do Conselho Municipal de Saúde - CMS;
. Readequação da Jornada de Trabalho dos profissionais da saúde, de acordo com o interesse público;
. Disponibilizar um servidor no Centro de Saúde Dr. Onézimo Maia para receber os pacientes que vão agendar consultas no intervalo do almoço ou organizar novos horários de agendamentos.

"A reunião foi bastante produtiva e agora vamos aguardar os resultados em prol de uma saúde de qualidade para nossa população", frisou o vereador proponente Jozenildo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário