sexta-feira, 13 de julho de 2018

Estudantes da EJA participaram de aula de campo em Apodi

Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos - EJA, pertencentes a Escola Municipal Professor Aluízio Gurgel, participaram no último dia 30/06 de uma aula de campo em Apodi/RN.
A atividade integra o conjunto de ações pedagógicas planejadas no início do ano pela supervisão e corpo docente da referida unidade de ensino, com o objetivo de melhorar o processo de aprendizagem escolar. A viagem teve o apoio da Prefeitura Municipal de Janduís/Secretaria Municipal de Educação.

Os professores Valdécio (Português), Adaílza (Geografia/Ciências) e Maria Helena (Ed. Física), além dos servidores Walner (Porteiro) e Maria Gilene (ASG), coordenaram os estudantes. A chegada dos alunos da EJA ao distrito de Soledade foi bastante acolhedora pelos guias de turismo na sede do museu.

No sítio arqueológico do Lajedo de Soledade os guias apresentaram as orientações devidas para a visita às grutas, sugerindo que as turmas fossem divididas em duas turmas para conhecer os principais pontos do sítio arqueológico, que ninguém jogasse lixo naquele espaço e nem tocasse nas pinturas rupestres das rochas e que ficassem em silêncio para facilitar a explicação da história do Lajedo e a importância de sua preservação.

Os primeiros habitantes do Lajedo que foram índios que alí deixaram marcas de sua cultura, atrás de pinturas rupestres, e que cada pintura tem um significado. Os alunos vivenciaram momentos incríveis, como entrar em cavernas e ter o contato com a história e a geografia do nosso RN.

Foram momentos de aprendizagem e descontração em que os participantes registraram cada painel de pinturas rupestres através de fotos, vídeos e anotações, além do entrosamento dos alunos com os guias através de toda a história do Lajedo.

Ao conhecer os principais pontos do sítio arqueológico Lajedo de Soledade e sua história, retornamos ao museu. Nesta ocasião vivenciamos e tivemos contato com o objeto da história, conhecemos vários vestígios de toda a história.

Momento sublime e espetacular para todos. Ao conhecer esses dois pontos importantes do distrito de Soledade, municipio de Apodi, despertou o interesse em todos em ir conhecer um dos maiores reservatório de recursos hídricos do RN, a tão admirável barragem de Santa Cruz.

De volta a Janduís ainda passaram na cidade de Caraúbas e visitaram a II Expoeste para conhecer os produtos que ali estavam sendo comercializados, a produção do homem agropecuarista e outros aspectos regionais.

Todos que participaram da aula de campo-passeio ficaram encantados com a obra e resolveram ali fazer seu lazer, tomaram banho, tiraram fotos, almoçaram e se divertiram bastante.

Vejam a seguir, alguns registros fotográficos:

















Nenhum comentário:

Postar um comentário