O cantor e compositor Chico César, que hora está ocupando o cargo de Secretário de Estado da Cultura da Paraiba, declarou oficialmente que o governo paraibano não contratará as "bandas de plástico" para o tradicional São João.
Essa declaração está repercutindo na imprensa, muitos jornais estão propagando negativamente tal decisão. O que, sem dúvida, é lamentável. A cultura nordestina vem sendo afrontada há muitos anos e sem que alguém realmente venha a público defendê-la.
O secretário de cultura chama a atenção também dos gestores para a possível nulidade de contratos que sejam firmados entre as prefeituras, os governos estaduais e/ou Ministério da Cultura, caso estes contratem bandas que não estejam dentro dos padrões estabelecidos pelos órgãos financiadores desses "shows culturais".
Prezado blogueiro,
ResponderExcluirO Blog O MESSIENSE (www.omessiense.zip.net) reproduziu, em recente postagem, nota de esclarecimento do secretário de Cultura da Paraíba, cantor e compositor Chico César.
No texto, o secretário esclarece que o Governo da PB não irá contratar para festas juninas bandas de "forró estilizado" nem duplas sertanejas.
Diz Chico que o governo priorizará os artistas que se identifiquem com a cultura nordestina.
Cá de minha parte, entendo que o secretário está absolutamente correto.
Está na hora de o Poder Público parar de fomentar e incentivar essas aberrações musicais que estão banindo a boa música brasileira.
Quem quiser ouvir, que ouça. Mas o Poder Público, responsável constitucionalmente por promover e valorizar a cultura, não pode se dar a esse trabalho de valorizar o que não presta.
Forte abraço.
Alcimar Antonio de Souza
(Messias Targino/Patu/Janduís)