A VOZ DE JANDUÍS - VEREADOR JOZENILDO MORAIS - TRABALHO E TRABALHO

9 de novembro de 2016

Após vários meses, Janduís voltará a ter água

Segundo informações de técnicos da Companhia de Água e Esgotos do RN - CAERN, o abastecimento da adutora do médio oeste, denominada deputado Arnóbio Abreu, que atende aos municípios de Paraú, Triunfo Potiguar, Campo Grande, Janduís, Messias Targino e Patu, será retomado nos próximos dias.

Os municípios estavam incluídos na lista de cidades em colapso em razão de obra que estava ocorrendo no sistema de abastecimento. Esta semana será feito o trabalho de limpeza do sistema e haverá testes na distribuição da água, pois o sistema permaneceu 60 dias paralisado. Mesmo com o retorno da água a orientação é que a população continue a economizar o produto, pois, caso não chova a água disponível deve ser suficiente por abastecer as cidades pelos próximos seis meses.
A captação da Adutora Médio Oeste fica em um local de difícil acesso entre os municípios de Triunfo Potiguar e Jucurutu. A água é retirada da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves que vem diminuindo de volume. Por este motivo, foi necessária estender em um quilômetro o novo ponto das bombas utilizadas para captar a água. Do ponto original, o local da captação quando a barragem está em seu volume normal, as bombas já estão distantes 2,5 quilômetros.

Foram implantados um quilômetro de tubos com diâmetro de 300 mm, novas bombas e quadros de comando, assim como houve mudança no sistema elétrico para comportar a mudança no bombeamento de água. O período de obra em 60 dias também foi necessário porque as condições locais do terreno são adversas por se tratas de áreas inundadas até recentemente, exigindo o uso de máquinas pesadas e mão-de-obra especializada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário