A VOZ DE JANDUÍS - VEREADOR JOZENILDO MORAIS - TRABALHO E TRABALHO

30 de agosto de 2011

A DESPEDIDA DE DR. COELHO

Os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento Básico prepararam na manhã de hoje no restaurante da Zezinha uma grande comemoração de reconhecimento em forma despedida para o profissional, homem e amigo do povo de Janduís, Dr. José Coelho de Araújo.

 A festa contou com a participação do secretário de saúde Neto Freitas, enfermeiros (as), auxiliares de enfermagem, auxiliares administrativos, agentes de saúde, bioquímico, auxiliares de laboratório e outros servidores da saúde.
Dr. Coelho ou Coelhinho como todos carinhosamente o chamamos é uma figura importante e que prestou relevantes serviços à saúde bucal de nossos munícipes. Aqui ele atuou como professor e diretor da Escola Daniel Gurgel, músico, dentista e até mesmo na condição de médico nos tempos passados.
Coelho foi o primeiro dentista de Janduís, desde a época do então prefeito Lourival Canuto. Trabalhou durante 32 anos a serviço da saúde e educação de nossa cidade. Aposentou-se e não pretende parar de trabalhar e fazer uma das coisas que mais gosta que é cantar e tocar.
Muitas foram as festas da padroeira Santa Teresinha em que Coelhinho cantava e tocava para animar os jovens de sua contemporaneidade. Conversando com a amiga e minha professora de Creche, "Tia Anália", ela me falou que ele tinha o grupo "voo livre" que fez muitos casais se apaixonarem, inclusive ela casou sob inspiração dos cânticos de Dr. Coelho.

É um profissional que desfalcará a equipe de saúde local, um amigo que vai nos fazer falta na música, na educação, na religião e principalmente na odontologia. A promoção em saúde bucal de Janduís deve se espelhar no legado por ele construído.
Publicamos algumas fotos da confraternização e temos outras nos nossos arquivos. Os interessados podem nos procurar ou enviar um e-mail para o seguinte endereço: avozdejanduis@gmail.com, teremos o maior prazer em enviar as fotografias.

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE

O Município de Janduís realizou ontem (29), a sua 2ª Conferência de Políticas Públicas de Juventude, cujo tema foi "Juventude, desenvolvimento e efetivação de direitos" e lema:  "Conquistar direitos, desenvolver o Brasil".
A abertura do evento ocorreu às 9 horas, com a fala das autoridades presentes. Em seguida aconteceu a palestra ministrada pelo bacharel em Direito e conselheiro tutelar de Caicó, Diêgo Vale, o qual abordou os diversos instrumentos de garantia dos direitos básicos, como saúde, educação, profissionalização e outros.
Durante toda programação foi abordada a participação e o compromisso do jovem como meio de se obter direitos. É a participação efetiva da juventude nos movimentos sociais, culturais e religiosos que se constrói a cidadania. "O jovem ter que participar mais, agir mais e ser agente transformador da sociedade", disse o palestrante.
Houve trabalho em grupos com dez eixos temáticos, dentre eles: juventude e trabalho, juventude e saúde, juventude e segurança, juventude e participação política, dentre outros. Na plenária livre, os jovens expressaram suas opiniões, sugestões e angústias. A maior preocupação da juventude janduiense é com a falta de segurança e o uso/comercialização de drogas que atingem diretamente a nossa juventude.
Ao final, foram eleitos delegados à conferência estadual que acontecerá em Natal nos dias 27, 28 e 29 de outubro os seguintes conferencistas: Suzana Simão, Nayara Souza e Walter Véras Neto - Titulares, e Márcia Roseany, Emanoel Almeida e Wallace Rodrigo - Suplentes.

O jovem Danilo Araújo relembrou a primeira conferência de juventude, realizada pelo mandato cidadão do vereador Jozenildo Morais, a qual ocorreu no ano de 2009, onde a juventude estava mais motivada e participou melhor da construção de propostas para nossa juventude.

26 de agosto de 2011

TROFÉU ALDAIR JOSÉ DE LIMA

Amanhã (27), acontecerá a entrega oficial aos ganhadores do troféu Aldair José de Lima - DADÁ. O reconhecimento será conferido aos jovens que participaram do espetáculo "A Paixão de Cristo", deste ano.

Embora apenas algumas das nossas estrelas sejam contempladas com o prêmio, os parabéns são extensivos a todos os jovens talentosos de nossa Janduís que têm resistido a todas as dificuldades e difundido a cultura janduiense em todos os recantos da cidade e região.

Apresento os artistas que concorrerão aos primeiros lugares nessa premiação. O troféu leva o nome de uma figura que muito contribuiu com a cultura local, o nosso saudoso "mestre Dadá".


23 de agosto de 2011

JANDUIS ADERE AO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA

O município de Janduís já fez a sua adesão ao Sistema Nacional de Cultural. O SNC é um instrumento que busca unir as políticas culturais do Brasil e é, para o governo, o ponto de partida para as futuras ações a serem desenvolvidas no campo cultural.
O principal objetivo do Sistema é integrar as três instâncias governamentais (Federal, Estadual e Municipal) e a sociedade brasileira em um interesse em comum: o investimento na cultura nacional. O SNC também assegura a continuidade das políticas publicas na área cultural, que geralmente são interrompidas com a troca do governo.

O funcionamento completo do SNC depende da aprovação, pelo Congresso Nacional, da PEC 416/2005 que acrescenta o art. 216-A à Constituição para instituir, formalmente, o SNC. A votação desta PEC está prevista para os dias 13 e 14 de setembro.

O funcionamento regular do SNC democratiza os processos de tomada de decisões importantes para o meio cultural, tais como a capacitação de pessoal, a formação de uma infraestrutura cultural (construção de bibliotecas, museus, teatros), além do financiamento a projetos em todos os municípios brasileiros.

Feita essa adesão, agora o Município seguirá todas as etapas para a constituição do plano municipal de cultura. Para tanto, será feita toda uma discussão entre os agentes culturais da cidade, os órgãos responsáveis pelas políticas públicas de cultura, os artistas e a sociedade civil organizada de Janduís.

Com informações do blog Janduis Online

20 de agosto de 2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA EM MOSSORÓ

Estive durante a manhã e início da tarde de ontem (19) participando da audiência pública da Câmara de Vereadores da cidade de Mossoró para discutir a problemática das drogas. Um convidado ilustre chamou a atenção de todos: O ex-craque de futebol e atual deputado federal pelo Rio de Janeiro Romário.
O evento teve como palestrante o deputado federal Givaldo Carimbão - PSB/AL, o qual fez uma brilhante explanação sobre o alarmante índice de comercialização de drogas no Brasil. São mais de dois milhões de dependentes químicos no país. Essa droga entra aqui por vários estados que fazem fronteira com Paraguai, Venezuela, Chile e outros.
Carimbão abordou ainda um fator de extrema importância para orientar os jovens no combate às drogas e prevení-los dos malefícios da dependência química. "No Brasil, o problema maior não é a violência, a falta de educação...É a ausência de Deus nas famílias. Elas se transformaram em 'famí-lhas', mais parece uma ilha mesmo. Cada um num quarto, com computador, ar condicionado, etc, perderam o contato, a afetividade", falou emocionado.

Em seguida, foi a vez do baixinho bom de bola e de voto, Romário, se emocionar. Ele começou a falar sobre sua origem na comunidade jacarezinho/RJ, depois Vila Isabel, passando fome, sede, começou a jogar bola, se tornou astro do bom futebol, ídolo nacional e mundial.
Sobre a política, ele disse: "Nós políticos temos a obrigação de fazer por àqueles que precisam. Estou aqui para retribuir tudo o que papai do céu me deu em 30 anos de futebol. Quero fazer o bem. Ainda existem políticos de bem, que querem fazer pelos dependentes químicos. Eu, como vocês sabem, tenho uma bandeira principal que são as pessoas com necessidades especiais (choro)...E, agora, o combate às drogas", contou Romário.
"Faltavam cinco dias para o encerramento da minha campanha para deputado, estava visitando uns amigos em jacarezinho quando um jovem que queria me ver, me abraçar, saiu em minha direção e o trem pisou. Era um dependente químico, que morreu junto com suas famílias. Vocês estão entendo o que estou querendo dizer (pausa). E é por isso que estou aqui junto com meus colegas deputados". Disse Romário, visivelmente emocionado.

16 de agosto de 2011

APROVADO PROJETO FICHA LIMPA DO VEREADOR JOZENILDO MORAIS

A Câmara Municipal de Janduís aprovou na tarde de hoje o Projeto de Lei nº 8/2011, mais conhecido por projeto "Ficha Limpa", de autoria do Vereador Jozenildo Morais-PV, para cargos comissionados, no âmbito dos poderes legislativo e executivo.
O dispositivo legal aprovado por 5 votos a 1 no plenário da Casa do Povo tem como objetivo principal moralizar a gestão pública e disciplinar a nomeação de cargos em comissão. O parlamentar disse que esse "é um passo para moralizar a gestão pública e torná-la mais eficiente".

Com esse projeto, Janduís passa a ser o segundo município no Rio Grande do Norte a dispor dessa legislação. O projeto apresentado pelo vereador Jozenildo Morais-PV pode servir de referência para todo o Rio Grande do Norte. A iniciativa aconteceu primeiro na cidade de Caicó, com o vereador Claúdio Sandegi do mesmo partido, tendo em vista a melhoria do serviço público.

Jozenildo Morais lembrou que no Brasil o candidato tem que ter ficha limpa. Você vai para um concurso público e tem que levar a sua documentação, dizendo que não tem problema com Justiça, nunca foi preso, e que os seus antecedentes são bons. Então, os cargos comissionados também devem ter ficha limpa.

 Ele complementa dizendo que é justo que se preze pelo bom atendimento no âmbito das secretarias e cargos comissionados municipais. “A ficha limpa é benefício estendido a todos os cidadãos de bem de Janduís”.

A partir de agora os gestores terão que se respaldar na lei da ficha limpa para fazer nomeação dos cargos comissionados, no executivo e legislativo municipal. “A lei é clara e universal, todos temos de estar limpos e usufruir de idoneidade moral e ética” asseverou o parlamentar pevista.

9 de agosto de 2011

(IN) SEGURANÇA PÚBLICA

A nossa cidade é composta de homens e mulheres "valentes" que buscam lutar e vencer todas as batalhas que a vida lhes impõe em todas as circunstâncias da vida. Somos uma gente acolhedora e de bem, que tem orgulho de nossa terra e nossa história.

Outro dia o delegado de Polícia Civil, Clayton Pinho, esteve na Câmara para informar que em breve nossa cidade estaria recebendo uma companhia de polícia, por ser sede de comarca e ter alguns outros requisitos legais para implantação de tal aparato policial, com o apoio de nós vereadores, prefeito, Ministério Público e Poder Judiciário.

Hoje, meses depois, persistem os pequenos assaltos, as tentativas de arrombamento e atos de vandalismo de vários tipos, praticados muitas vezes por jovens ociosos e injustiçados, que já são violentados pela falta de atenção e qualificação profissional, sem a devida atuação e fiscalização dos órgãos competentes. 

Infelizmente fomos acometidos de uma má fama estado a fora como sendo um lugar de violência ou em constante processo de conflito familiar o que, sinceramente não é verdade. Existe sim, como em todo os lugares, rixa entre algumas famílias há muito tempo.

Contudo, vivemos um clima de total (in) segurança que denota o descaso com que a secretaria de segurança pública tem visto essa questão em nossa cidade e região. Esta semana conversei com um soldado de polícia lotado em Janduís que me perguntou se o governo "iria deixar a coisa virar de cabeça pra baixo", os cidadãos apavorados e sem saber o que fazer ou a quem recorrer já não querem sair às ruas, depois das 10 horas da noite.

Já comentei e volto a discorrer sobre o assunto aqui neste espaço levando em consideração que a segurança é mais do que polícia na rua, com arma e transporte para andar. É vital que tenhamos políticas sociais, educação de qualidade,  geração de trabalho e renda, como forma de construir a tão propagada cidadania para o nosso povo. 

8 de agosto de 2011

UM FATO INUSITADO

Na manhã do último sábado (6), os transmissores da Rádio Centenário AM de Caraúbas, ficaram fora do ar, por terem disparados e causado um certo odor de queima. O técnico responsável, Elídio Reis, foi chamado para averiguarmos o que havia acontecido.
Quando feita uma análise rápida, observou-se uma cobra, mais conhecida como “tabuleira”, presa entre as peças do transmissor. Ela provavelmente adentrou a rádio por uma tubulação que vem da torre de transmissão, fechando um curto, provocando seu desligamento.

A mesma fora retirada por Elídio e Ricardo Adriano. Sendo assim o transmissor pode ser ligado normalmente e retomada a transmissão de toda programação da Rádio Centenário. Foi um susto danado. A cobra não morreu do choque.

Com informações do Blog www.sociedadeativa.net

7 de agosto de 2011

DÚVIDA: PSD PARTICIPARÁ OU NÃO DAS ELEIÇÕES 2012?

Essa o furo foi do Portal R7. O PSD, a ser criado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, registrou até agora no Tribunal Regional Eleitoral paulista apenas 30 mil assinaturas de eleitores que apoiariam a formação da nova legenda. O Estado de São Paulo é o berço político do prefeito e onde se concentra o seu maior capital eleitoral. Os advogados do prefeito entraram na Justiça Eleitoral com as assinaturas, certificadas em cartórios por todo o Estado, no último dia 25.
Na terça-feira (02), o processo de criação da legenda foi publicado no Diário Oficial, abrindo o prazo de três dias para contestação. Kassab e aliados correm contra o tempo para conseguir o registro da sigla no Tribunal Superior Eleitoral antes de outubro. De acordo com a legislação brasileira, para concorrer a uma eleição, um novo partido precisa estar oficialmente registrado até um ano antes da disputa.

Até agora o PSD já enviou assinaturas certificadas em cartórios a tribunais de pelo menos oito Estados, totalizando cerca de 191 mil eleitores. Para ser criado, são necessárias 492 mil assinaturas, que devem ser colhidas em, pelo menos, nove Estados. Os advogados do PSD disseram ontem que o número de 30 mil assinaturas é o mínimo que a Justiça determina que seja recolhido no Estado de São Paulo, e que eles pretendem apresentar mais nomes no decorrer dos próximos dias.  Entre os Tribunais Regionais Eleitorais que já receberam as listas do PSD estão Goiás, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Acre, Bahia, Paraná e Rondônia, além de São Paulo.

Outras informações: www.marcosdantas.com

5 de agosto de 2011

POLÍCIA DA PARAIBA MATA PERIGOSO BANDIDO DO RN

Um tiroteio no começo da tarde desta sexta-feira (5), em Campina Grande (PB) terminou na morte de Jackson Jussier Rocha Rodrigues, um dos mais perigosos e procurados bandidos do Rio Grande do Norte. Apontado como autor de homicídios e assaltos não só no Rio Grande do Norte, Jackson, também conhecido como “Monstro”, estava foragido da penitenciária estadual de Alcaçuz desde junho de 2009.

Em contato com a reportagem do Nominuto, o delegado Vagner Dorta, superintendente da Polícia Civil na Paraíba, informou que há seis meses a equipe da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) vinha investigando quatro assaltos a banco ocorridos no interior paraibano. Segundo o superintendente, Jackson Jussier estava há poucos dias em Campina Grande. "Ele ficava indo e voltando pelas cidades", comentou. Ainda de acordo com Dorta, o "Monstro" estava "estudando" um banco, que poderia ser o próximo alvo da quadrilha.
Jackson Jussier
Uma equipe de 22 policiais da DRF chefiados pelo delegado Henri Fábio, titular da Delegacia, se dirigiu à agência bancária onde Jackson estava com os comparsas. Eles estavam em um Kadett quando começou a troca de tiros. Ao perceber o cerco, "Monstro" começou a atirar contra os policiais. Ele foi baleado e morreu na hora. Outro morto foi Ariano Ricarte da Costa Júnior, o "Ricardo Gordo", que era assaltante de banco. Ele foi baleado e socorrido ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Outros dois homens foram presos e levados à DRF. Na casa onde o bando estava, os policiais encontraram armamento pesado como metralhadoras alemãs e dinamites além de drogas e cédulas manchadas.

Fonte: Portal Nominuto.com

3 de agosto de 2011

SENADO HOMENAGEIA CÂMARA CASCUDO

O Senado lembrou nesta quarta, a partir das 14 horas, a passagem do 25º aniversário da morte do educador Luís da Câmara Cascudo. O requerimento solicitando a homenagem é de autoria do senador Paulo Davim (PV).
Historiador, antropólogo, advogado e jornalista, Câmara Cascudo nasceu no dia 30 de dezembro de 1898 em Natal (RN) e morreu no dia 30 de julho de 1986 na mesma cidade. Dedicou-se ao estudo da cultura brasileira e foi professor universitário, deixando uma extensa obra, composta de mais de 150 volumes, entre os quais o Dicionário do Folclore Brasileiro (1952). 

Para o senador Paulo Davim, Cascudo "é um dos mais importantes pesquisadores das raízes étnicas do Brasil, sendo considerado o papa do folclore brasileiro". Recebeu, inclusive, a alcunha de "o homem que sabe de tudo".

Entre seus livros, destacam-se ainda Alma patrícia (1921), Contos tradicionais do Brasil (1946) e Geografia do Brasil holandês (1956), que trata do período das invasões holandesas. A obra intitulada O tempo e eu (1971) - editada após sua morte - diz respeito às suas memórias. 
Autoridades prestigiam solenidade
Na política, Cascudo foi monarquista nas primeiras décadas do século 20 e, na década de 30, combateu o comunismo e as ideias marxistas, aderindo posteriormente ao integralismo brasileiro - movimento político ultraconservador encabeçado por Plínio Salgado, que fundou a chamada Ação Integralista Brasileira (AIB), partido de extrema-direita inspirado nos princípios do movimento fascista italiano.

O intelectual destacou-se como chefe regional da AIB, mas desencantou-se com o movimento integralista, demonstrando, posteriormente, durante a Segunda Guerra Mundial, antipatia ao fascismo e ao nazismo. Manteve-se, no entanto, anticomunista, e não fez qualquer oposição ao golpe militar de 64. Apesar desse posicionamento, protegeu e ajudou diversos conterrâneos perseguidos pelos militares.

Informações: Agência Senado

JANDUÍS SEDIA EXPEDIÇÃO DE XADREZ

O município de Janduís sediou no último sábado (30), a 2ª Expedição de Xadrez do RN. A atividade esportiva foi realizada na Praça Santa Teresinha e contou com 40 enxadristas das cidades de Janduís, Messias Targino, Patu, Caicó e Assú.

O evento foi coordenado pelo enxadrista Cleando Cortez, que é um dos grandes incentivadores da prática do xadrez no Rio Grande do Norte. O jovem Denis Dequian - presidente e treinador da equipe Janduís Futebol Clube fez o contato com Cleando e conseguiu trazer para nossa cidade a expedição.

Tudo indica que Janduís deverá ser sede do Torneio Interiorano de Xadrez Rápido, cuja proposta é de ser realizado durante a Festa de Santa Teresinha, em outubro. Parabenizo a iniciativa dos idealizadores dessa importante prática esportiva que envolve nossos adolescentes e jovens.

1 de agosto de 2011

PARABÉNS...FELICIDADES!

O blog registra a passagem de aniversário, hoje, do amigo Everton Souza, que está de idade nova. Para você e toda a sua família os sinceros parabéns, com votos de muita paz, saúde e felicidades.
Na foto, Everton esbanja toda alegria ao lado da amada, Senilde. Que vocês possam ser bem felizes!

O QUE ACONTECE...

Elpídio Gurgel de Brito - No último sábado aconteceu na Fazenda São Bento velho a Missa em memória do centenário de vida do saudoso Elpídio Gurgel de Brito (in memorian). A família Gurgel de Oliveira esteve toda reunida e sob a coordenação da matriarca dona Ana foi celebrado pelo padre Sátiro esse rico momento. Minhas amigas Aninha Gurgel e Lúcia Gurgel Oliveira juntamente com Quinca Gurgel organizaram o evento que teve jantar feito por Lêda Almeida. É uma pena não ter tido como comparecer.

Mistério - O mundo político do Município aguarda anciosamente a discussão que será feita pela companheirada do PT nos próximos dias sobre as eleições 2012, depois do retorno da secretária Nailka Saldanha aos seus quadros. Para mim, nenhum fato novo ou mistério nesse processo. Tudo como antes, apenas "sem" as mesmas opiniões.

Definição - Chega-nos a informação de um alinhamento político de pretensos candidatos de oposição à prefeitura. Com a confirmação da chapa da situação anunciada pelo senhor prefeito, o grupo opositor se reunirá para chegar ao consenso e buscar apoio dos demais partidos, já que deve se repetir a chapa puro sangue do PT. A conferir!