A VOZ DE JANDUÍS - VEREADOR JOZENILDO MORAIS - TRABALHO E TRABALHO

30 de setembro de 2013

Carro Pipa é entregue ao Município

Hoje, dia 30/09 pela manhã na feira livre, ocorreu a solenidade de entrega do caminhão pipa do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal, repassado aos Municípios através do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) o caminhão tem por objetivo complementar/fortalecer os trabalhos que estão sendo desenvolvidos com as duas máquinas agrícolas que foram entregues ao município dia 03/06.
 
A solenidade reuniu muitas pessoas, além do corpo administrativo da prefeitura esteve presente a Prefeita Lígia Félix, alguns empresários locais e os vereadores Jozenildo Morais e Fábio Dantas. O senhor Secretário Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Jacinto Fernandes, frisou que o caminhão veio em boa hora, pois, a zona rural do nosso município está precisando e muito dos serviços do mesmo.
Usando a palavra, fizemos uma reflexão sobre a importância de bem usufruirmos desse bem, principalmente na zona rural, em que os nossos munícipes precisam bastante para sanar a sede, falta de água, consequência das constantes secas que os atinge.
Além disso, fizemos um apelo para que possamos dar as mãos e trabalhar para o bem do nosso Município, independente de cores partidárias ou interesses particulares, alheios à vontade coletiva.

Outras informações e fotos do evento no blog da Prefeitura de Janduís.

Entrega de material esportivo

Na última sexta-feira, o Governo Municipal entregou aos desportistas janduienses uma lista de materiais, que serão utilizados no Módulo Esportivo e nos campos de várzea da cidade e zona rural. Estivemos presentes e falamos em nome do Poder Legislativo.
Foram entregues 2 redes futsal F4 pangue, 3 bolas penalty futsal may 500 cc, 3 bolas penalty Brasil campo pro, 2 bombas de ar sac action penalty, 2 apitos fox 40 pearl, 2 cartões scalibu árbitro campo especial; Estes materiais totalizaram um valor de R$: 1.070,10. (recursos próprios da prefeitura).

Matéria completa e mais fotos no site da Prefeitura de Janduís.

23 de setembro de 2013

Plantas na Avenida Santa Teresinha

A Prefeitura Municipal de Janduís por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Turismo, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Obras e Agricultura e Recursos Hídricos, realizou no último sábado (21/09), dia da árvore, a reposição de plantas na Avenida Santa Teresinha, em substituição a 20 algarobas retiradas na semana passada, o que deixará o nosso canteiro central mais claro e mais bonito.
 Além do corpo administrativo da prefeitura, os vereadores Jozenildo Morais, a ação contou com a presença, apoio e participação maciça da população que muito ativamente ajudou na plantação das mudas. Com destaque para os moradores da citada avenida, que participaram da plantação em frente às suas residências.
Em seu pronunciamento, a senhora prefeita Lígia Félix lembrou que ainda este mês serão plantadas as roseiras que deixarão a Avenida mais bela e falou da importância do Projeto para o Município, ao mesmo tempo, pediu a colaboração da população no que concerne a proteção e preservação das plantas: 
“(...) pedimos desde já a ajuda de todos (as) para mantermos essas lindas árvores bem preservadas e protegidas, livres da antipatia e ódio de alguns detentores da ignorância e da inveja que lamentavelmente pautam suas ações e comportamento na fúria e rancor e que insistem em promover a inimizade e politicagem em nossa querida cidade. (...). Tenho plena certeza e convicção que Deus tem abençoando e protegido nossa terra daqueles que só querem o mal (...)", disse Lígia.
O Chefe da Guarda Municipal, Francisco Simão da Silva, afirma que toda e qualquer pessoa que por algum motivo praticar atos prejudiciais às plantas, irão responder judicialmente pelos seus atos, com base na LEI Nº 9.605, no Código de Postura e na Lei Orgânica do nosso Município.

Informações adicionais e fotos no site da Prefeitura de Janduís

19 de setembro de 2013

Entrevista no Programa "Direto ao Ponto"

Hoje pela manhã, às 11h30, estive na rádio comunitária fm 87,9 para conceder entrevista ao programa "direto ao ponto", com Adriano Oliveira. Na oportunidade fizemos um bate papo sobre a política janduiense e uma prestação de contas dos meus cinco anos de mandato no legislativo.
De forma descontraída e bastante prática, pude descrever algumas das principais ações do mandato de vereador, o papel da Câmara Municipal e a importância de trabalharmos em conjunto pelo povo, independente de ser "situação" ou "oposição".

Joaquim Barbosa rasga Constituição

Na seção da última sexta dia 13/09/13 o ministro Joaquim Barbosa presidente do Supremo Tribunal Federal RASGA a CONSTITUIÇÃO FEDERAL na frente de vários colegas do Supremo e afirma:
"Somos o único caso de democracia no mundo em que condenados por corrupção legislam contra os juízes que os condenaram. 

Somos o único caso de democracia no mundo em que as decisões do Supremo Tribunal podem ser mudadas por condenados.

Somos o único caso de democracia no mundo em que deputados, após condenados, assumem cargos e afrontam o judiciário.

Somos o único caso de democracia no mundo em que é possível que, condenados, façam seus habeas corpus, ou legislem para mudar a lei e serem libertos."

17 de setembro de 2013

Internet nas praças e nos órgãos públicos

O nosso mandato de vereador apresentou e foi aprovado na Câmara Municipal o requerimento nº 2/2013 que sugere ao Poder Executivo Municipal a implantação do sistema de internet wi-fi grátis nas praças e órgãos públicos.
A medida visa propiciar aos jovens e demais adeptos ao mundo virtual o acesso fácil e gratuito a internet sem fio, com o uso de celulares, notebooks, tabletes e muito mais. A Prefeitura de Janduís informou que tão logo reúna condições financeiras para tal, atenderá a nossa solicitação.

Shirley é nomeada secretária da SETHAS

A ex-prefeita do município de Messias Targino, Francisca Shirley Ferreira Targino, ascendeu ao cargo de Secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social do RN, em substituição a Luis Eduardo Carneiro.
Com larga experiência na área, Shirley é cotada para fazer um grande trabalho em prol do Rio Grande do Norte. Ela recebeu o título de cidadã janduiense no dia 10 de junho de 2011, por propositura do nosso mandato. 

Esterson Silva comenta...e eu publico!

"Acho incrível e não compreendo o fato de algumas pessoas de Janduís, inclusive a classe artística fazer uma alvoroço grande por causa da derrubada das algarobas e sequer comentar sobre as 11 obras paralisadas no município. 
O jogo político e seboso sobrepõe qualquer fato de maior importância e relevância. Enquanto isso, aqueles que cometeram os maiores crimes contra os cofres públicos são ovacionados por uma população que no fundo, só defendem suas próprias causas.

Enquanto isso, a Câmara Municipal, que tem a frente o Sr. Leandro Tomé contrata Assessoria de Impressa a valores absurdos de uma empresa (Ema Comunicações), cujo os serviços são prestados por outra pessoa a valores menor do que foi licitado.

Enquanto isso, Janduís se afunda em um abismo deixado por uma corja de ladrões, e o que mais repercute é a derrubada das algarobas. A Administração peca por tomar atitudes precipitadas e por não perceber que em Janduís ninguém quer contas municipais equilibradas, o povo quer que faça obras mesmo que não as concluam, que desvie dinheiro delas, que roube os cofres públicos, deixe 4 milhões de dívidas empenhadas, hospital sem médico, cidade suja, baixo IDEB, Cultura com incentivo e patrocínio a apenas dois grupos culturais, escândalos como os dos combustíveis, e tantas outras roubalheiras, é isso que o povo quer. O que o povo não quer é que derrube as algarobas. Portanto, não derrube as algarobas."

NOTA DO BLOGUEIRO: Sou vocacionado pelo meio ambiente e conheço muito bem as leis que regem a matéria. Tenho absoluto apreço pela preservação da natureza e politicamente exerci um mandato pelo PV, tendo saído por motivos de força maior, isso não diminuiu e nem diminuirá a minha luta pela causa verde. Inclusive, acompanho de perto as discussões em nível de município e região sobre o consórcio regional de resíduos sólidos. Não vou me prestar ao papel de dar a simples opinião a favor ou contra a retirada de algarobas da avenida Santa Teresinha, por relação de foro íntimo, que não cabe relatar nesse instante. Como sempre, estão querendo tornar uma preocupação que é global numa avalanche de críticas vazias, politiqueiras, que em nada ajuda para melhoria de vida do nosso povo. Algumas pessoas que estão tecendo opiniões negativas nas redes sociais nunca plantaram uma árvore ou sequer regaram uma árvore em frente a sua residência ou mesmo na rua em que moram; Essas pessoas não tiveram a mesma visão negativa quando num passado bem recente destruíram a praça Santa Teresinha e (re) construíram a belezura que aí está...Por que somente agora tudo isso? Nossa cidade se tornará para o mundo o único pedaço hostil e ofensivo à mãe natureza? Qual a contribuição que essas pessoas estão dando ao nosso meio ambiente? Ou será que durante os próximos quatro anos haveremos de lidar com a mente doentia de quem não quer o bem de todos e pensa tão somente em seus próprios interesses ou  em agradar uma pequena parcela famigerada de políticos que só amam a nossa terra enquanto estão no poder?

JANDUÍS resgata valor pátrio do sete de setembro

O município de Janduís realizou com grande estilo o seu desfile cívico do sete de setembro, num dia em que as instituições municipais, parceiras e a escola estadual prof. Daniel Gurgel realizaram um glamouroso desfile pelas principais ruas da cidade.
A frente a Escola Municipal Professor Aluízio Gurgel que retratou a origem do nome do Município convergindo com a história de luta e resistência dos índios Janduís/Nhanduís. A EMAG apresentou alguns símbolos e projetos desenvolvidos na escola e prestou uma homenagem aos autores do hino municipal. Na sequência, o Jardim Escola Tia Alice representou, dentre outros aspectos, a preocupação com o meio ambiente. O Leonel Cícero fez uma homenagem aos 43 anos da escola e do seu patrono.
A SEMTHAS retratou o dia do FICO, que demonstrou a destreza de D. Pedro I no dia da decisão de ficar ao lado do Brasil, fugindo da investida dos portugueses. A Saúde demonstrou à população os programas que são trabalhados na secretaria para promoção e prevenção em saúde da criança, do jovem, da mulher, do homem e do idoso.
O desfile teve continuidade com a apresentação da Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Turismo, em parceria com a Fundação Cultural de Janduís, revivendo um pouco da história de Lampião, rei do cangaço, como símbolo da resistência do povo nordestino.
Fazendo um chamamento para o ato sexual saudável, com cuidado, os jovens da Escola Estadual Professor Daniel Gurgel empunharam frases conscientizadoras sobre o uso correto da pílula , da camisinha, e da preservação dos seus sonhos, que podem fracassarem se não forem tomados os devidos cuidados.
Com chave de ouro, a Escola Municipal Antonia Eurli de Brito trouxe ao desfile várias alas representando o povo sertanejo. O homem no tempo de seca, a chegada do milagre das chuvas que alivia o sofrimento da população rural e urbana, o alerta para a diminuição da poluição do açude permissão, único manancial disponível para os habitantes da comunidade de mesmo nome. Os pilotões com as três bandeiras (Brasil, Estado e Município), uma justa e reconhecedora homenagem ao projeto AQUIFLORA/PETROBRÁS, que vem sendo importante parceiro nas ações desenvolvidas na educação e na questão ambiental janduiense.
Outras informações e fotos, acesse AQUI

Conselho Tutelar recebe computadores

O Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente do nosso Município recebeu no final da tarde de ontem (16/09) cinco computadores que servirão para o trabalho do órgão colegiado no encaminhamento de suas ações, notificações, requisições e etc.
Este projeto é da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR, cujo objetivo é fortalecer e apoiar as ações desse importante colegiado, através de convênio celebrado com o município de Janduís, que arca com o subsídio dos conselheiros, o aluguel da sede, manutenção e combustível para o carro do CT.

A prefeita Lígia Félix (PSDB) enfatizou a importância dessa conquista. "O Conselho Tutelar agora de fato e de direito está equipado com computadores, material de expediente e de consumo, com um transporte para executar suas notificações. Em breve, estaremos entregando uma impressora, uma geladeira e um freezer, que também fazem parte do kit. É um ganho e tanto para o nosso Município", destacou a prefeita.

11 de setembro de 2013

A despedida de FÁTIMA MORAIS

A palavra de Deus nos ensina a viver todos os dias intensamente, como se fosse o último. Embora nunca estejamos preparados para a passagem desta vida para a eterna felicidade, a morte sempre nos pega de surpresa, causando-nos dor, sofrimento e dúvida...
Família linda, abençoada por DEUS
Todos nós fazemos história, desde que nascemos. Mas, existem àquelas pessoas que marcam definitivamente o nosso ser. Assim, foi a professora, minha amiga/madrinha de ensino médio, FÁTIMA MORAIS. Palavras são insuficientes para expressar nossa tristeza por seu desaparecimento do plano terreno porque aqui nunca mais a veremos.
Fotos da minha colação de grau (Ensino Médio) em 06 de janeiro de 2000
Entretanto, nos conforta saber que ela em vida amor a si, aos seus familiares (pais, esposo, irmãos, filhas, sobrinhos (as), amigos (as), enfim, foi uma cidadã que seguiu verdadeiramente o mandamento de Cristo. Partiu para a casa do PAI, onde não há tristeza, mas somente alegria, não há trevas, mas somente luz. O lugar exato, preparado para os homens e mulheres de boa vontade.
Fátima em eventos sócio religiosos
Leia uma moção de pesar que apresentei na Câmara na sessão ordinária de ontem, 10/09/2013:
MOÇÃO DE PESAR Nº 2/2013

            O vereador abaixo signatário, com base no artigo 159, § 1º, Inciso IV, do Regimento Interno da Câmara Municipal, requer à Mesa Diretora que submeta à deliberação do Colendo Plenário desta Augusta Casa Legislativa a seguinte Moção de Pesar:

            I – Moção de Pesar pelo falecimento da senhora Maria de Fátima Oliveira Morais Gurgel, conhecida por “Fátima Morais”, ocorrido ontem dia 08 de setembro de 2013 no Hospital Regional Tarcísio Maia, na cidade de Mossoró/RN.
            II – Que após a sua aprovação, seja esta Moção remetida à família enluta, a fim de ser expressa formalmente nossa solidariedade, na certeza de que a inesquecível Fátima Morais jaz de felicidade no plano celestial, pelos bons frutos que aqui plantou.

JUSTIFICATIVA

Maria de Fátima Oliveira Morais Gurgel, “Fátima Morais”, filha de pais agricultores, nasceu aos cinco dias do mês de novembro do ano de 1956. Teve infância e juventude comum aos jovens de sua época, exerceu com devoção ilibada a profissão de educadora neste Município por mais de 30 (trinta) anos.
No campo da educação, geriu a Escola Municipal Professor Leonel Cícero e a Escola Estadual Professor Daniel Gurgel. Nesta última, coordenou durante os últimos anos laborais, a Biblioteca Professor Altamiro Gurgel.
Na política, assumiu o mandato de vereadora na legislatura de 1993-1996, tendo apresentado projetos e proposições em benefício da população janduiense, principalmente das camadas mais humildes de nossa sociedade.
Fátima Morais era casada com o professor Raimundo Gurgel dos Santos, comerciante e ex-vice prefeito do nosso Município, com quem construiu uma linda prole de quatro filhas Polyxena (Odontóloga), Madona (Médica), Pallas (Graduanda em Odontologia) e Pandora (sua filha postiça, graduanda em Engenharia Civil). Foi uma grande mulher, ótima filha, fiel esposa, mãe excelente, admirável cidadã janduiense.
Em vida, serviu de exemplo para toda nossa Janduís, veio de origem humilde, mas soube vencer os obstáculos que lhe foram impostos. Aprendeu e exerceu com precisão o ensinamento de Jesus Cristo que disse ter vindo ao mundo para servir e não para ser servido.
Sua maior alegria, sem dúvida, foi ter contribuído junto ao seu esposo Raimundinho, para a formação pessoal e profissional de suas filhas, para quem viveu e trabalhou até os últimos dias incansavelmente. Fátima Morais deixa a sua família e nossa cidade órfãos. Seu exemplo de pessoa simples, aguerrida e trabalhadora terá sido um dos maiores legados de vida que este Município já conheceu. O nosso mais sincero reconhecimento por àquela que muito fez por sua família e pela nossa terra.

Janduís/RN, 9 de setembro de 2013.

JOZENILDO MORAIS
                                                              VEREADOR

3 de setembro de 2013

Escola Aluízio Gurgel realizou Conferência

A Escola Municipal Professor Aluízio Gurgel realizou na última sexta-feira (30/08) a I Conferência do Meio Ambiente na Escola, cujo tema foi "Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis". Houve a composição do dispositivo de honra pelas seguintes autoridades: Indira Gurgel (Diretora), Claudione Vieira (Secretária da SEMECD), Mônica Rocha (Secretária da SEMUT), e Jozenildo Morais (Supervisor da escola e vereador).
Em seguida, os estudantes apresentaram sob a coordenação dos professores (Josivan, Valdécio, Margarida, Vlaígna, Carliana e Dos Santos) três projetos pedagógicos - Ar, Terra e Água, representados pelos estudantes do 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Tendo sido vencedor o projeto sobre o ar puro, orientado pelas professoras Dalvani, Kelma e Adriana.
O projeto escolhido pela comunidade escolar foi cadastrado no sistema do Governo Federal e, se aprovado, a escola receberá recursos na ordem de R$ 9.000.,00 (nove mil reais) para investimento na infraestrutura e em atividades a serem desenvolvidas na escola, de acordo com as sugestões apresentadas pelo alunos.
Muitos pais de alunos e convidados prestigiaram a conferência. De parabéns está toda equipe EMAG pelo empenho na realização desse projeto, que foi proposto e executado num curto espaço de tempo, com o apoio da direção, supervisão, professora Vagna Almeida do Mais Educação, demais professores e, sobretudo, nossos estudantes.