A VOZ DE JANDUÍS - VEREADOR JOZENILDO MORAIS - TRABALHO E TRABALHO

28 de fevereiro de 2018

Vereador JOZENILDO traz ao município de Janduís AÇÃO CIDADÃ

O município de Janduís irá receber no próximo dia 14 de março de 2018 uma AÇÃO CIDADÃ para emissão de 350 (trezentos e cinquenta) unidades de Registro Geral.
Serão feitas 100 identidades - 1ª via (grátis), 100 para idosos - 2ª e 3ª vias (grátis) e 150 - 2ª e 3ª vias para adultos, de qualquer idade (valor R$ 20,00 - 2ª via; 35,00 - 3ª via).

As inscrições estão sendo realizadas no período de 28 de fevereiro a 05 de março do ano vigente, no gabinete do vereador solicitante da ação Jozenildo Morais, com apoio do governo estadual e da Câmara Municipal de Janduís.

É extremamente importante essa iniciativa realizada pelo Instituto Técnico e Científico de Polícia do RN - ITEP/RN, pois evita de as pessoas carentes se deslocarem até Caraúbas, Apodi ou Mossoró.

"Sinto-me feliz em estar realizando essa segunda ação de cidadania para o nosso povo. Em 2011 fizemos uma e agora outra. Isto representa cidadania e inclusão social", comentou o vereador Jozenildo.

Vereador Jozenildo Morais solicita melhorias ao poder executivo

Na última segunda-feira, 26/02, o poder legislativo janduiense realizou sua segunda sessão ordinária do ano em curso. Ocasião em que o vereador Jozenildo Morais apresentou e foram aprovados por unanimidade 5 requerimentos:
1. Solicitando a recuperação da pavimentação e drenagem, bem como, a poda de árvores na rua da Floresta;

2. Serviço de reposição e melhoramento da iluminação pública do nosso Município, fazendo jus ao pagamento da Conribuíção de Iluminação Pública - CIP que a população paga mensalmente;

3. Campanha de prevenção e combate as endemias na cidade e na zona rural, tendo em vista que nesse período chuvoso aumenta a proliferação de doenças como vômito, diarreia, hepatite "a", dengue, doença de chagas, entre outras;

4. Relação dos profissionais que compõem as 3 (três) equipes de estratégia de saúde na família, forma de pagamento e contratação destes;

5. Correção na lei municipal nº 504/2017 e publicação da lei que garante o reajuste dos servidores da saúde pública municipal.

Usando a tribuna livre o parlamentar agradeceu a Deus por mais uma etapa de trabalho legislativo que está se iniciando e teceu alguns comentários a respeito da mensagem anual do Poder Executivo, feita na abertura do período legislativo.

26 de fevereiro de 2018

TSE disponibiliza link explicando ao eleitor local onde votar

O Tribunal Superior Eleitoral - TSE disponibilizou ferramenta online para que o eleitor possa saber o local exato onde votar. Basta apenas indicar nome completo, data de nascimento e nome da mãe.
Sabendo onde votar o eleitor que perder seu título poderá votar portando documento oficial com foto (carteira de identidade, habilitação ou carteira de trabalho e previdência social).

Clique AQUI e consulte o local de votação. Além disso,também estará disponível o número de título,seção e situação eleitoral.

Assembleia de Deus comemorou 50 anos de existência em Janduís

A Assembleia de Deus em Janduís,cujo pastor é o nosso conterrâneo Francisco de Assis Arruda de Melo comemorou no último fim de semana "bodas de ouro". São 50 anos de implantação do trabalho evangelístico em nosso Município.
O primeiro pastor e construtor do templo-sede foi "Antonio Nilson", de saudosa memória, bastante conhecido em nossa cidade e no estado. No decorrer desse meio século 11 obreiros pastorearam o rebanho.
No culto festivo realizado no último sábado, 24/02, compareceram os pastores Manoel Nogueira, Manoel Filho, Luís Nunes, Lourival Mota, entre outras autoridades, irmãos e convidados.

"Parabenizo a Igreja Assembleia de Deus pelo importante trabalho desenvolvido em nosso Município no plano salvífico, de humanidade e justiça social",falou o vereador Jozenildo Morais.

19 de fevereiro de 2018

Um adeus ao amigo PEDRO 100, ou Pedro de João das telhas...

A semana inicia com uma triste notícia, o falecimento do amigo Pedro da Silva, mais conhecido por "Pedro 100 ou Pedro de João das telhas".
Ontem, 18/02, Pedro estava retornando por volta de meia noite a Messias Targino acompanhado de sua namorada, quando colidiu com um animal e os dois infelizmente faleceram.

Guardo dele lembranças de um homem de bem, simples, trabalhador e que tinha como principal característica servir às pessoas. Aos familiares e em especial ao seu filho Gledson, meus sinceros sentimentos.

15 de fevereiro de 2018

Janduís de luto: Faleceu o ex-vereador e empresário Lair Dutra

Aos dez dias do mês de fevereiro do ano em curso, com 75 anos de idade, faleceu o ex-vereador por três legislaturas e também ex-presidente da Câmara Municipal, Lair Fernandes Sobrinho, conhecido por "Lair Dutra".
Quando chegou ao nosso Município Lair veio cuidar dos negócios comerciais de seu Adalgício Dutra, após isso tomou gosto e se tornou comerciante. Proprietário da Loja a popular tecidos.

Lair igualmente construiu a Casa da Música, clube social bastante frequentado na região em décadas passadas. Seu legado vai além do empreendedorismo, foi professor, político, amigo de todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo.

O velório de Lair aconteceu na Casa da Música na noite do dia 11/02 e no dia 12/02, às 8h, passou pela Câmara de Vereadores onde ocorreu uma homenagem póstuma, às 9h30 houve celebração de corpo presente na Igreja de Santa Teresinha, em seguida para o cemitério público onde foi sepultado. 

"Quis o destino calar sua voz na abertura do período carnavalesco, época em que outrora Lair costuma reunir e unir tanta gente para festejar. Enquanto Lair silenciou, as trombetas do céu tocaram para recebê-lo em festa", disse o vereador Jozenildo Morais.

O vice-prefeito Jacinto Fernandes da Silva e os vereadores Henrique, Sueli e Jacintho Filho se fizeram presentes. Os demais parlamentares justificaram suas ausências. Usaram a palavra ainda o sindicalista Raimundo Canuto, Judas Tadeu (ex-presidente do ABC), Lino de Severo e Marcosuel. 

Clébson (filho) e Antonio (irmão) agradeceram em nome da família pelas homenagens recebidas durante a solenidade de despedida.

Carta ao marquês de Pombal: O SOL NASCEU, MAS NÃO BRILHOU!

Hoje faço uso dessa grande ferramenta de massa para expressar fadigamente os "avanços" que o SOL "50" tem causado durante esses doze meses de 2017. Pois bem, pensava-se que tudo mudaria, que tudo seria liberdade; tema de um dos Comícios ao lado do Mercado Público e assim se buscava a liberdade em todos os sentidos. Por ventura tudo virou um retrocesso diante de um "novo" sol. 

É lamentável vê todas as repartições passarem por tribulações por conta de seres  fingidos e mentirosos (sem generalizar) que assumem suas pastas e não zela pelo serviço público. Ademais, uma gestão burocrática ao extremo que ao invés de facilitar o andamento dos serviços de que tanto precisa à população.  

Uns querendo subir no pódio fazendo os demais de escada, uns pedindo a "cabeça"  do outro numa bandeja e sem falar do uso de truculência. Nada pode-se dizer que mudou, e sim, o sexo da gestão mudou, ante ela, agora ele! Há secretaria que não rendeu durante o ano inteiro por ser boicotada do uso de seus recursos, outra por manter secretários que não é cortês com seus entes a não mentir. 

Ainda outras que mantém por mero capricho e que realizou atividades irrisória. Nada está mudado! Educação nem se fala que nem as promessas são confiáveis não por parte da secretária, mas porque parte da cúpula tenta um "GOLPE". E assim caminhamos rumo à escuridão pois o SOL se envergonha de brilhar para um bando de sanguessugas que estão em grandes saltos e esquece de quem está lá embaixo. 

É de bom alvitre dizer que outros segmentos estão à mercê. Assim não houve por parte do gestor a preocupação de reunir os servidores para tentar negociar débitos anteriores, para prestar conta de tudo o que usou. Pelo contrário, continua a ludibriar e negar direitos. 

Por que negar se é direito do servidor mesmo sendo o município condenado a cumprir e finge que nada vê  ou nada sabe? Estou exausto de todas essas malevolências e de mais ainda que se fosse elencadas aqui resultaria em 10 metros de papel. Uma outra pergunta: o por quê da continuidades desse povo em suas pastas mesmo sabendo que não estão rendendo e, sim, desgastando um "avanço"? A resposta é axiomática, mas causa desdém. 

Uma outra coisa gritante nunca visto aos olhos de alguém que vai buscar melhoria no que tange sua saúde é perceber que o local está sendo utilizado para garagem de motos de vários servidores. 

Para engordar o cardápio, um Conselho de Saúde que deveria funcionar como tal e qual se encontra desmontado, isto é, computador no chão literalmente num almoxarifado, outros equipamentos ficaram no meio do caminho, ou seja, a antena do Conselho ainda encontra-se afixada no antigo prédio da referida secretaria e nenhuma providência foi tomada. 

Por que fingir diante do caos? Portanto, se o gestor não confia em seus cargos e/ou finge confiar está trilhando numa corda bamba e, jamais conseguirá segurar sua ponta. Sempre alerta!

Francisco Ferreira de Arruda, Graduando do 4°período do Curso de Letras Português e suas Respectivas Literaturas pela UERN, CAP-Patu-RN.

Prefeitos agora poderão oferecer melhores condições aos guardas municipais

O RE 846854, publicado no dia 7 de fevereiro de 2018, no site do STF, trouxe a pacificação do entendimento de que as guardas municipais são órgãos de segurança pública, inclusive incumbidas da manutenção da ordem pública e enfrentamento da criminalidade, conforme decisão da corte suprema: veja abaixo os argumentos dos ministros;

As Guardas Municipais se inserem nesse mesmo cenário, pois desenvolvem atividade de segurança pública, essencial ao atendimento de necessidades inadiáveis da comunidade (art. 9º, § 1º, CF), como se depreende do elenco de suas atribuições constante da Lei 13.022/2014, acima referida. 

Os guardas municipais, assim, por atuarem em prol da manutenção da ordem pública e na prevenção e enfrentamento à criminalidade, desenvolvem serviço público essencial insuscetível de paralisação em razão do exercício do direito de greve.

Com essa decisão o STF reconhece a guarda como órgão de segurança pública, definindo de uma vez por todas as idéias contrárias. Cabendo assim cada Prefeito investir em uma Guarda Municipal para seus Municípios.

QAP24H PB - Assessoria.

9 de fevereiro de 2018

Campo Grande: Prefeito regulamenta ajuda financeira aos estudantes

O prefeito Manoel Veras sancionou na manhã de hoje na presença de alguns universitários a lei municipal nº 348/2018, que regulamenta a ajuda financeira para os estudantes de nível superior, técnico, do IFRN e de cursinhos pré-vestibulares.
A iniciativa é inédita no Município porque garante legalmente a contribuição da Prefeitura aos jovens que buscam um futuro digno, através da educação. No ano passado o Município ajudou com 100% (cem por cento). Este ano, em razão das dificuldades financeiras, a ajuda vai ser de 50% (cinquenta por cento), através de convênio entre a Edilidade e Associação.

"Estamos cumprindo um compromisso com o povo de Campo Grande, principalmente com a nossa juventude. Nossa gestão prioriza o desenvolvimento da nossa cidade e esse crescimento passa pela educação", frisou o prefeito Manoel Veras.

A lei municipal é datada de 5 de fevereiro do ano em curso e será publicada no Jornal Oficial do Município, tendo sido aprovada por todos os vereadores.

Campo Grande inicia inscrições do Microcrédito Empreendedor

O município de Campo encaminhou à Agência de Fomento do RN os servidores Onézimo Júnior e Fernanda Melo para serem capacitados e iniciar hoje, 09/02, as inscrições dos microempreendedores.
A iniciativa faz parte do Programa Microcrédito do Empreendedor do governo estadual, em parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Grande, com vistas ao aquecimento da economia local.
Interessados procurar a Secretaria de Desenvolvimento Social, no horário de 7h às 13h, munidos de toda documentação, no período de 9 a 25 de fevereiro de 2018.

Entenda o Programa de Microcrédito do Empreendedor RN:

Objetivo: apoiar o empreendedorismo potiguar através de ações de mobilização, capacitação, assistência técnica  e apoio financeiro, voltados para ocupação e renda com sustentabilidade nos diferentes setores da economia do RN.

Público alvo: Empreendedores, pessoas que trabalham por conta própria, que tenha seu próprio negócio ou que tenha experiência em determinado segmento e queira iniciar. Segmentos: Indústria, comércio, serviço, agricultura, pecuária, pesca, aquicultura, autônomos, entre outros.

Requisitos: ter um negócio próprio, dentro da área atendida pelo programa. E para quem vai iniciar ter experiência na atividade escolhida. NÃO TER RESTRIÇÕES CADASTRAIS. O financiamento abrange desde o autônomo ao MEI (micro empreendedor individual).

Dados: nome completo e CPF para fazer consulta do benefício. Financiamentos no valor de ATÉ 3.000,00 para microempreendedor não regularizado; Para microeemprendedor regularizado ATÉ 6.000,00. Pode fazer individual com avalista, ou em grupo de 3 a 5 sem, avalista.

População janduiense reclama de animais soltos nas ruas

Os moradores da nossa cidade estão revoltados com o alto número de animais nas ruas, principalmente cachorros soltos, perturbando o sossego e oferendo risco à saúde das pessoas.
Diariamente verificamos a ocorrência desses animais soltos. A Prefeitura Municipal de Janduís, através dos setores competentes, deve construir um local para abrigar esses animais sem dono (com alimentação e água) e também vaciná-los para evitar de contrair doenças e serem sacrificados.

Com a palavra e as providências, a Coordenação de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde.

Vereadores Jozenildo e Henrique participam da Jornada Pedagógica

Os vereadores Jozenildo Morais e Henrique de Dodó participaram da Jornada Pedagógica deste ano. Na ocasião, os parlamentares presenciaram as palestras, oficinas, dinâmicas e outras atividades desenvolvidas.
"Na qualidade de representantes do Poder Legislativo, estivemos presentes apoiando a categoria da educação que precisa ser melhor valorizada e atendida", falaram os Edis janduienses.
A Jornada Pedagógica da Educação aconteceu no período de 6 a 8 de fevereiro do ano em curso e contou com a participação de educadores, secretários Claudione, Elvisney, Berg e Carla, Companhia Cultural Ciranduís, entre outros segmentos.

Atraso no pagamento dos transportes poderá prejudicar início das aulas

O vereador Henrique de Dodó informou ao blog, que também consultou alguns motoristas de transporte escolar e atestou a triste notícia, ainda não oficial, de que o Município está em atraso com os proprietários dos veículos que transportam os estudantes.

Durante os meses de dezembro, janeiro e a primeira quinzena de fevereiro que as escolas estão paradas se existisse um planejamento mais eficaz da gestão municipal poderia ter sido recuperada a frota de ônibus escolar. Infelizmente, isso não aconteceu.

Pais de estudantes e os próprios professores que não querem trabalhar nos finais de semana e feriados torcem para que as providências sejam tomadas pelo Poder Executivo, a fim de confirmar o início do ano letivo em 19 de fevereiro do ano em curso.

Professores reclamam da falta de reajuste e pagamento de terços de férias

Os profissionais da educação do município de Janduís ficaram insatisfeitos com a não participação do prefeito e da equipe financeira da Prefeitura durante a jornada pedagógica deste ano, a fim de iniciar negociação com a categoria a respeito das muitas perdas acumuladas.
Em nossa região Janduís é um dos poucos municípios que não cumpre o reajuste do piso, o plano de carreira está congelado desde o ano de 2012 e servidores da educação, com exceção dos que são da folha dos 40% e os professores que começam com a letra "A", estão há 4 (quatro) anos sem receber terço de férias.

A classe dos educadores exige respeito e cobra do Poder Executivo atenção para o cumprimento desses DIREITOS tão exaustivamente defendidos em época de eleição. A administração alega ter recebido dívidas e a crise financeira.

"Quando estava em campanha o prefeito e sua equipe tudo prometia, tudo ia fazer. Agora, depois de eleito só coloca culpa na gestão passada ou na crise. Nos outros municípios da região também restaram dívidas e enfrentam a mesma dificuldade financeira. Porque somente aqui não fazem nada? Exigimos respeito!", falou um professor ao final da jornada pedagógica.

Professora Claudione renunciou ao cargo de Secretária de Educação

A professora Claudione Vieira que estava a frente da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto - SEMECD desde o início da atual gestão municipal renunciou ao posto no encerramento da jornada pedagógica ontem, 08/02.
Durante sua fala de despedida a ex-secretária que é professora concursada do estado do RN emocionou-se ao falar das dificuldades enfrentadas, agradeceu o apoio da classe educacional e foi ao final aplaudida.

Segundo o blog apurou, o motivo da renúncia foi a falta de apoio e consideração do prefeito Zé Bezerra que há dias sequer recebia a então secretária. "Ela levantava as demandas da pasta, solicitava e não tinha retorno. Tudo era travado na Prefeitura. Recursos para educação têm, falta vontade política para resolver", disse a fonte.

A presidente do Sindicato dos Servidores, professora Luciene Costa, os professores João Maria Gurgel de Lima e Maria Helena Paula Régis, representando os profissionais da educação, enalteceram o trabalho realizado na SEMECD.

5 de fevereiro de 2018

Vereador Jozenildo Morais entrega bola aos desportistas do Livramento

No último domingo, 04/02, o vereador Jozenildo Morais esteve na comunidade rural de Livramento visitando os amigos e também fez a entrega de uma bola oficial de campo.
Foi a terceira bola que o edil doou aos jovens e praticantes do esporte de mini campo daquela comunidade.

Nas redes sociais a ação repercutiu bem por ser uma atitude simples, mas muito significativa. O esporte é instrumento de inserção social e de disciplina.

"Sinto-me feliz em poder contribuir com os jovens desportistas. Nosso mandato está a disposição do povo de Janduís", comentou Jozenildo.

PATU: Família Moura ganha mais um advogado! E dos bons!!

O terminal turístico da agradável cidade de Patu foi palco na última semana da comemoração da formatura do mais novo bacharel em Direito Sidnei Francelino de Moura, pela Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar - FACEP.
Numa bela tarde, o anfitrião reuniu os familiares, amigos e convidados de diversos recantos da região e do estado.
Tenho a honra de ser contemporâneo de Sidnei no curso de Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, cuja formatura ocorreu no ano de 2006.
Convidado, prestigiei juntamente com meus dois filhos, Thiago e Enzo, o momento festivo da tradicional família Moura, que tem em seus quadros, uma legião interminável de advogados.
Entre os muitos presentes, reencontrei os vereadores Moura da Saúde e Suetônio (primos do homenageado), o amigo e ex-prefeito daquela urbe, Ednardo Moura.
Anacleon Suassuna (o fazendeiro), Sidnei (o doutor) e este blogueiro (o professor) compartilhamos juntos as boas lembranças de um tempo que deixou saudades, da turma de pedagogia, de nossas conversas, amizades sinceras, da teoria "custodóxica", e de outras histórias mais...
...Que somente a vida, bem vivida e relembrada, nos faz crer que os amigos são sem iguais. Valeu Sidnei! Parabéns irmão! A sua vitória também é nossa!