A VOZ DE JANDUÍS - VEREADOR JOZENILDO MORAIS - TRABALHO E TRABALHO

31 de janeiro de 2014

Jovem é executado a tiros em Janduís

O jovem Karol Wojtyla Pinheiro Gurgel, de 25 anos, foi morto a tiros no início da noite desta quinta-feira (30/01) no centro da cidade de Janduís. O crime foi registrado como a primeira morte violenta do ano no município.
Karol era sócio de uma academia na cidade e trabalhava como Técnico de Informática, função que exercia em sua residência , local onde foi surpreendido por dois elementos armados. Os criminosos chegaram numa motocicleta tipo Bros vermelha, invadiram o estabelecimento e dispararam várias vezes contra o rapaz, que teve morte instantânea.
A polícia foi acionada, mas chegando ao local, constataram que os homicidas já tinham fugido. Populares informaram que a dupla seguiu pela BR – 226, no sentido a Campo Grande, contudo o destino ainda é desconhecido.

Diversos amigos (as) usaram a rede social (facebook) para manifestar os sentimentos de pesar por sua repentina e inesperada partida para o plano celestial.

As guarnições das cidades de Campo Grande e Messias Targino deram apoio à ocorrência devido à viatura policial de Janduís está quebrada. O crime será investigado em inquérito policial conduzido pelo Delegado Rysklyft Factore, titular da Delegacia de Polícia Civil de Campo Grande.

28 de janeiro de 2014

Prefeitura entrega equipamentos aos Agentes de Endemias

A equipe de "Agente de Endemias" do município de Janduís recebeu ontem (27/01) nas dependências internas do Hospital Maternidade Maria Cristina Maia o fardamento padronizado na cor azul, com letras brancas, os equipamentos (pulverizador, máscaras de proteção, luvas, entre outros) que servirão para dar suporte ao trabalho de combate às endemias. 
O Coordenador de Endemias, José Alexsandro dos Santos abordou a importância desses equipamentos e agradeceu a gestão municipal pelo empenho. "Obrigado prefeita pela compreensão, além desses equipamentos recebidos, temos aqui em Janduís uma sala climatizada, pequena, mas muito útil para o nosso trabalho". 
Toinho de Marinete, agente de endemias, também agradeceu a prefeita e disse que não foi possível fazer um bom trabalho no ano passado porque não tinham equipamento para trabalhar. "Temos dois pulverizadores que são da gestão do ex-prefeito Cassinho, mas você prefeita Lígia tem o nosso reconhecimento porque está olhando para o nosso trabalho e agora estamos felizes com tudo isso", disse Toinho.
Para Claudimar Lucena "É um momento muito importante porque nunca tínhamos recebido a presença de um gestor aqui na nossa sala, espero que venha mais vezes. Estamos muito felizes porque somos valorizados. Por exemplo, uma máscara dessas é muito simples diante do valor da vida. Antes a gente arriscava a vida. Hoje não, trabalhamos com dignidade e somos bem visto pela administração".
Prefeita Lígia recebendo visita do dep. federal Betinho Rosado
Encerrando a solenidade, a prefeita Lígia agradeceu a presença de todos, pediu empenho dos agentes de endemias e de saúde, principalmente na comunidade de Verruma. Ela anunciou ainda que pretende fazer o mais breve possível uma reunião na Casa da Música com os servidores e a comunidade em geral para negociar o mês de dezembro do ano de 2012 e fazer uma prestação de contas do primeiro ano de gestão à frente da Prefeitura.  

Educação vai realizar Semana Pedagógica

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto estará realizando no período de 4 a 7 de fevereiro do ano em curso, no Jardim Escola Municipal Tia Alice. Hoje pela manhã, a Secretária Ady, juntamente com a prefeita Lígia, estiveram visitando as escolas que passarão por reforma antes do início das aulas.

O início do ano letivo de 2014 está previsto para o dia 10 de fevereiro, em todas as unidades da rede municipal de ensino. Os profissionais da educação são convocados para a abertura da semana, segunda-feira à noite, começando assim os trabalhos educacionais.

Prefeitura entrega Poços Tubulares na Zona Rural

A Prefeitura Municipal de Janduís realizou no último domingo (26/01) a entrega de dois poços tubulares na zona rural do nosso Município, mais precisamente no sítio clarão a dona Maria José Bezerra e Canuto Vieira Junior. Dentre os próximos a serem entregues está o de Nilo Gurgel Pereira.
Os poços foram locados e perfurados pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos quando o secretário ainda era Gilberto Jales, atual conselheiro do Tribunal de Contas do RN. O requerimento foi feito pelo vereador Jozenildo Morais.
A prefeita Lígia Félix solicitou e foi atendida pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca - DNOCS, que garantiu a instalação de 7 (sete) poços em Janduís. "É muito importante uma obra dessas, esses poços vão jorrar água e sanar a sede de muitas pessoas da nossa comunidade", disse Lígia.
O Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, Jacinto Fernandes, agradeceu parabenizou os proprietários por tão impostante aquisição e pediu que fizesse bom uso dos poços, visando sempre o correto uso da água, para os que deles precisarem.
Já o vereador Jozenildo Morais, que não pôde participar do evento, citou que outros poços virão e agradeceu ao então secretário de estado, senhor Gilberto Jales, pela atenção que sempre teve para com o nosso Município e nosso povo. "Nossa meta é trabalhar por Janduís, principalmente, nesse momento difícil que necessitamos de água. Vamos buscar mais poços, barragens e outros benefícios para Janduís", enfatizou Jozenildo. 

Comitiva de Janduís na Arena das Dunas

A Arena das Dunas foi inaugurada na noite da última quarta-feira (22/01), em cerimônia que contou com a presença da presidente Dilma Rousseff e do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, além de outras autoridades. Com a entrega do estádio em Natal, já estão prontas sete das 12 sedes dos jogos da Copa do Mundo - a previsão é de que as restantes sejam finalizadas até abril.
Antes da Arena das Dunas, já tinham ficado prontos os seis estádios que foram utilizados também na Copa dos Confederações, em junho - em Brasília, Rio, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador e Recife. Assim, resta agora inaugurar o Beira-Rio (Porto Alegre), a Arena Amazônia (Manaus), a Arena Pantanal (Cuiabá), o Itaquerão (São Paulo) e a Arena da Baixada (Curitiba).
Entre os que ainda faltam ser entregues, o caso mais grave é da Arena da Baixada. Preocupado com o andamento das obras no estádio, Valcke chegou a admitir a possibilidade de Curitiba ser excluída da Copa. No caso do Itaquerão, houve um atraso de três meses por causa do acidente em novembro que matou dois operários, mas a inauguração está prometida para abril.
De Janduís, uma comitiva formada pela prefeita Lígia Félix, vereadores Jozenildo Morais, Adeilson Alves e Ivamar Paiva, secretários e outros convidados, prestigiou a solenidade e pôde conhecer de perto as instalações físicas da Arena das Dunas.
Durante o evento, Dilma fez uma rápida visita pelas instalações da Arena das Dunas, acompanhada pela governadora do Rio Grande do Norte. No centro do gramado, a presidente deu um chute simbólico na bola oficial da Copa para marcar a inauguração. Depois, tirou fotos com alguns funcionários. E foi embora sem discursar, mas fez um breve pronunciamento.

Com investimento de R$ 400 milhões, sendo R$ 396,5 milhões de financiamento federal, a Arena das Dunas foi construída na área onde ficava o antigo Machadão, principal praça esportiva de Natal, que tinha sido erguido em 1972 e foi demolido para ser substituído pelo novo estádio. Ao todo, foram 29 meses de obras, com a participação de cerca de 4.500 trabalhadores.
Ao todo, a Arena das Dunas tem capacidade para acomodar 42 mil torcedores, sendo que 10,6 mil assentos são removíveis. Na Copa do Mundo, o estádio em Natal será palco de quatro partidas, todas válidas pela primeira fase: México x Camarões (em 13 de junho), Gana x Estados Unidos (em 16 de junho), Japão x Grécia (em 19 de junho) e Itália x Uruguai (em 24 de junho).

16 de janeiro de 2014

Tenente do Exército aparece NUA na internet

Uma tenente das Forças Armadas do Brasil, aparece nua em fotos que vazaram na internet na tarde da última terça-feira (14). As imagens teriam sido tiradas no alojamento do quartel e se proliferado através do Whastapp.
Até o momento, só é sabido o nome da Tenente, porque o mesmo, apareceu numa das imagens que a identifica por "Renata".
Esse é mais um exemplo de autoridades e/ou pessoas ilustres que, infelizmente, são expostas na internet, pelas redes sociais.

Assalto aos Correios de Janduís

Dois elementos armados e vestindo camisas de time de futebol assaltaram na manhã desta quinta-feira (16), a agência dos Correios do município de Janduís, cidade no médio oeste potiguar. De acordo com as informações colhidas de testemunhas, uma dupla chegou em uma moto Bros de cor preta, adentrou a agência e anunciou o assalto.

Dentro da agência, os elementos renderam os funcionários e clientes e levaram o dinheiro do caixa, a quantia não foi revelada pela agência. Na fuga os elementos ainda deixaram a agência trancada, com o intuito de demorar a comunicação das vítimas com a polícia.

Além da quantia em dinheiro, os elementos ainda levaram o revolver calibre 38 do vigilante, 1 colete balístico e as imagens do circuito interno da agência, dificultando assim futuras investigações.

Viaturas das cidades pertencentes à 3ª Companhia de Policia Militar de Campo Grande e Messias Targino estão em apoio aos policiais de Janduís, sob o comando do Cabo Silva, várias diligencias então em andamento na tentativa de localizar os criminos.

14 concursos confirmados no primeiro semestre do ano

Edital da Caixa Econômica Federal deve ser publicado ainda neste mês: Anatel, PRF, Fiocruz e quatro ministérios também farão seleções.

O primeiro semestre de 2014 promete ser movimentado para quem pretende participar de concursos públicos federais. O número de oportunidades, em seleções confirmadas ou já autorizadas pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, chega a 6,6 mil vagas até junho, segundo levantamento do G1 (veja a relação no fim desta reportagem).
Os concursos autorizados pelo Ministério do Planejamento têm prazo de seis meses para a publicação do edital, contados a partir da publicação da portaria que permite a realização da seleção. Já empresas públicas, como Correios, Banco do Brasil e Caixa Econômica, não precisam de autorização para realizar concursos públicos.
Assim, o edital do concurso dos Correios para vagas de carteiro, atendente comercial e operador de triagem e transbordo (nível médio), além de cargos de nível superior, que era esperado para o fim de 2013, ainda não tem previsão de ser publicado. O órgão informou que "não há definição quanto à empresa e data para realização do próximo concurso".
Orçamento para concursos
O projeto da lei orçamentária entregue ao Congresso pelo Planejamento, em setembro passado, oferece margem de até 47.112 vagas para contratações por concurso público no Poder Executivo em 2014.
Neste total, estão 42.353 cargos vagos já existentes, que, a critério da administração poderão ou não ser usados; e outros 4.759 cargos reservados com a finalidade específica de substituição de terceirizados.
Nos Poderes Legislativo e Judiciário, que poderão autorizar as contratações de forma independente, são 5.438 vagas. Já nas Forças Armadas são 7 mil vagas.
Limite em ano eleitoral
Como em 2014 haverá eleições para presidente, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais, a Lei 9.505/97 restringe a nomeação, contratação ou admissão do servidor público nos três meses que antecedem o pleito até a posse dos eleitos.
A restrição se refere à esfera em que ocorre a eleição, no caso deste ano, no âmbito estadual e federal. Caso a homologação do concurso seja feita até três meses antes das eleições, as nomeações podem ocorrer em qualquer período do ano. Já em âmbito municipal as nomeações ocorrem sem restrições.
VEJA CONCURSOS QUE DEVEM PUBLICAR EDITAL ATÉ JUNHO:

1) Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)
100 vagas:
- 68 vagas para especialista em regulação de serviços de telecomunicações (nível superior)
- 20 vagas para analista administrativo (nível superior)
- 12 vagas para técnico em regulação de serviços de telecomunicações (nível médio)
- 20 vagas para técnico administrativo (nível médio)
Autorizado em 30 de dezembro de 2013; edital deve sair até junho

2) Caixa Econômica Federal
Vagas para técnico bancário (nível médio), arquiteto (nível superior), engenheiro (nível superior) e médico do trabalho (nível superior)
Organizadora: Cespe/UnB
Órgão confirmou que edital será publicado ainda em janeiro

3) Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), autarquia federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
86 vagas:
- 18 vagas para analista em ciência e tecnologia (nível superior)
- 38 vagas para tecnologista em ciência e tecnologia (nível superior)
- 20 vagas para assistente em ciência e tecnologia (nível médio)
- 10 vagas para técnico em ciência e tecnologia (nível médio)
Salários: de R$ 2.702 a R$ 4.908.
Autorizado em 27 de setembro de 2013; edital deve sair até março

4) Fundação Biblioteca Nacional
40 vagas:
- 20 vagas de bibliotecário (nível superior)
- 20 vagas de técnico em documentação (nível superior)
Salários: R$ 3.980
Autorizado em 27 de setembro de 2013; edital deve sair até março

5) Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), ligada ao Ministério do Trabalho e Emprego
30 vagas de assistente em ciência e tecnologia, da carreira de gestão, planejamento e infraestrutura em ciência e tecnologia (nível médio)
Salários: R$ 2.702
Autorizado em 27 de setembro de 2013; edital deve sair até março

6) Fundação Nacional de Artes (Funarte), ligada ao Ministério da Cultura
50 vagas:
- 5 vagas para administração e planejamento (nível superior)
- 5 vagas para profissional de artes cênicas (nível superior)
- 10 vagas para profissional técnico superior I (nível superior)
- 4 vagas para profissional técnico superior II (nível superior)
- 3 vagas para profissional técnico superior III (nível superior)
- 1 vagas para cenógrafo (nível superior)
- 8 vagas para assistente administrativo
- 3 vagas para assistente financeiro (nível médio)
- 4 vagas para assistente técnico I (nível médio)
- 2 para contrarregra (nível médio)
- 5 vagas para operacional administrativo (nível médio)
Autorizado em 5 de setembro de 2013; edital deve sair até março

7) Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
400 vagas:
- 35 vagas para especialista em ciência e tecnologia e inovação em saúde pública (nível superior)
- 169 para pesquisador em saúde pública - assistente (nível superior)
- 113 para tecnologista em saúde pública (nível superior)
- 8 para analista de gestão em saúde pública (nível superior)
- 75 para técnico em saúde pública (nível médio)
Organizadora: Fundação Cultural Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra
Autorizado em 4 de dezembro de 2013; edital deve sair até junho

8) Instituto Nacional de Educação dos Surdos
114 vagas:
- 41 vagas para professor da carreira de educação básica, técnica e tecnológica (nível superior)
- 1 vaga para técnico-administrativo em educação (nível médio)
- 63 vagas para técnico-administrativo em educação (nível médio)
- 9 vagas para técnico-administrativo em educação (nível médio)
Autorizado em 5 de julho de 2013; edital deve sair até janeiro

9) Marinha
33 vagas:
- 5 vagas para administrador (nível superior)
- 7 para analista de sistema (nível superior)
- 1 para contador (nível superior)
- 20 para agente administrativo (nível médio)
Autorizado em 10 de dezembro de 2013; edital deve sair até junho

10) Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)
796 vagas:
- 232 vagas para fiscal federal agropecuário
- 50 vagas para agente de atividades agropecuárias (nível superior)
- 100 vagas para agente de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal (nível superior)
- 110 vagas para agente administrativo (nível médio)
- 25 vagas para administrador (nível superior)
- 2 vagas para bibliotecário (nível superior)
- 6 vagas para contador (nível superior)
- 4 vagas para economista (nível superior)
- 3 vagas para engenheiro (nível superior)
- 3 vagas para geógrafo (nível superior)
- 2 vagas para psicólogo (nível superior)
- 5 vagas para técnico de contabilidade (nível médio)
- 70 vagas para auxiliar de laboratório (nível médio/técnico)
- 184 vagas para técnico de laboratório (nível superior)
Salários: de R$ 2.570,02 a R$ 11.531,69
Organizadora: Consulplan
Autorizado em setembro de 2013; edital deve sair até março

11) Ministério da Educação
1.213 vagas de nível médio/técnico e superior (professor da carreira de educação básica, técnica e tecnológica e técnico-administrativo em educação)
Autorizado em 27 de setembro de 2013; edital deve sair até março

12) Ministério da Fazenda
1.026 vagas para assistente técnico administrativo (nível médio)
Salários: R$ 2.802
Concurso autorizado em 4 de dezembro de 2013; edital deve sair até maio

13) Ministério da Saúde
2.500 vagas:
- 1.249 vagas para auxiliar de enfermagem (nível médio)
- 16 vagas para técnico de laboratório (nível médio)
- 30 vagas para administrador (nível superior)
- 47 vagas para assistente social (nível superior)
- 623 vagas para enfermeiro (nível superior)
- 54 vagas para farmacêutico (nível superior)
- 210 vagas para médico (nível superior)
- 29 vagas para nutricionista (nível superior)
- 219 vagas para odontólogo (nível superior)
- 22 vagas para psicólogo (nível superior)
- 1 vaga para terapeuta ocupacional (nível superior)
Organizadora: Cespe/UnB
Autorizado em julho de 2013; edital deve sair até janeiro

14) Polícia Rodoviária Federal
216 vagas para agente administrativo (nível médio)
Autorizado em 30 de dezembro de 2013; edital deve sair até junho
publicidade

Fonte: G1/SP

8 de janeiro de 2014

Previsão de chuvas com descarga elétrica

A previsão do tempo para amanhã (9) no Rio Grande do Norte é de predominância de céu parcialmente nublado, com ocorrência de chuvas em todo o Estado, e riscos de trovoadas e descargas elétricas nas regiões Oeste e Central, segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).
O tempo chuvoso decorre da continuidade de atuação, no Nordeste, de fenômeno meteorológico denominado Vórtice Ciclônico de Ar Superior, responsável pelas chuvas na região nos últimos dias.

7 de janeiro de 2014

JANDUÍS é campeã em Frutuoso Gomes

A equipe de Futsal sub-15 formada por adolescentes do nosso Município consagrou-se campeã do campeonato regional da cidade de Frutuoso Gomes no último dia 28 de dezembro de 2013 no Ginásio Poliesportivo da citada comunidade. A decisão foi contra a cidade de Almino Afonso e o placar final foi de 4X3.
O trabalho em grupo desses garotos bons de bola envolveu familiares e amigos que reforçaram a torcida e empolgaram a equipe durante os jogos. Para participação nessa competição, o time contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Janduís (prefeita Lígia Félix), Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (Ady) que cedeu o transporte para os jogos e do vereador Jozenildo Morais, incentivador do esporte local.

Mais um PTista é condenado no mensalão

Nesta segunda (6), Barbosa rejeitou recurso do deputado no processo do mensalão e determinou que seja iniciado o cumprimento da pena de seis anos e quatro meses de prisão, em regime semiaberto, pelos crimes de corrupção passiva e peculato.

A Mesa Diretora da Câmara só precisará decidir sobre a abertura de processo de cassação se Cunha mantiver a intenção de não renunciar ao mandato. A assessoria de Cunha, um dos quatro deputados condenados no mensalão, informou que ele não pretende renunciar.

Se a Mesa decidir abrir o processo, o caso será encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Em seguida, será analisado no plenário da Casa em votação aberta.
Ao parlamentar deve ser dado "amplo direito de defesa" tanto na comissão quanto em plenário. O processo pode se arrastar por meses. Apesar de ter decidido pela prisão do deputado, ainda falta o Supremo expedir o mandado de prisão de Cunha para o deputado ser preso, o que não havia acontecido até o início da tarde desta terça-feira.

A assessoria de imprensa do parlamentar informou que ele vai cumprir a decisão judicial e se entregar à polícia. Se a Mesa não der prosseguimento ao processo de cassação do mandato, qualquer partido político pode protocolar o pedido para análise na Casa da perda do mandato parlamentar. Neste caso, o processo também precisa ser encaminhado para a CCJ e para o plenário.

Os demais deputados federais que foram presos pelo Supremo por condenações no julgamento do mensalão – José Genoino, Pedro Henry e Valdemar Costa Neto – optaram por renunciar ao mandato e evitar o processo de cassação.

João Paulo Cunha foi acusado de receber R$ 50 mil no ano de 2003, quando era presidente da Câmara, para beneficiar agência de Marcos Valério – apontado como o "operador" do mensalão – em contratos com a Casa. O deputado sustenta que os contratos de publicidade contratados foram cumpridos, conforme atestam, segundo ele, relatórios do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Polícia Federal.

Retorno às postagens...

Tendo em vista as ações e atividades do natal e fim de ano, estive ausente das postagens, mas estou organizando meu tempo para voltar a escrever.

Com a força que vem do alto vamos tocando o barco adiante neste ano que, se Deus quiser, será de muitas vitórias. Avante!