A VOZ DE JANDUÍS - VEREADOR JOZENILDO MORAIS - TRABALHO E TRABALHO

12 de dezembro de 2013

Parabéns ao amigo Wallace Rodrigo...

Foi publicado hoje o resultado da prova objetiva referente ao concurso público da Prefeitura Municipal de Campo Grande/RN. O blog A Voz de Janduís parabeniza o historiador Wallace Rodrigo.
O amigo ficou em 1º lugar no cargo de professor de História. Já o historiador Rubênio Roberto, também de Janduís, ficou em 3º lugar. Parabéns e sucesso!

XX Semana Cultural da Escola Aluízio Gurgel

Estando ocupado demais nesses últimos dois dias não tive tempo de postar a respeito da abertura oficial da XX Semana Cultural e a exposição feita durante esses dois na nossa Escola Municipal Professor Aluízio Gurgel. Tudo organizado com muito carinho e dedicação dos alunos e professores. Posto agora a arte e a programação de toda semana. Em breve, atualizarei com cliques do evento. Bye!
A equipe gestora da Escola Municipal Professor Aluízio Gurgel tem a satisfação de convidar-lhe para participar da XX Semana Cultural cujo tema é “A cultura nordestina no país do futebol”, que realizar-se- à no período de 10 a 13 de dezembro de 2013, conforme programação a seguir.

            Contamos com vossa presença e de sua família!

Indira Maria Alves Gurgel
Diretora da EMAG e Equipe

Subtemas:
6º ano “a”: O sertanejo e suas crenças
6º ano “b”: Artes e letras de Jorge para sempre amado
6º ano “c”: O Nordeste que respira alegria
7º ano “a”: Teatro: Valor cultural do Nordeste
7º ano “b”: Nordeste: A cultura que não pode calar
8º ano “u”: Andando pelo Nordeste
9º ano “a” e “b”: O melhor do Nordeste é o nordestino
EJA: Exposição “a identidade cultural nos Estados do Nordeste”

PROGRAMAÇÃO:

>>Terça-Feira (10/12/2013)
Manhã e Tarde: Modalidades desportivas
Noite - 19h: Abertura Oficial
     Composição da Mesa de Honra
     Execução do Hino Municipal
     Fala das Autoridades
     Peça “Os Nordestinos” – PDA Carnaúba
     Apresentação dos Subtemas da Semana Cultural
     Grupo Dançarte – Caraúbas
     Exposição da EJA: “A identidade cultural nos Estados do Nordeste”

>> Quarta-Feira (11/12/2013)
Manhã (8h-11h) – Apresentação dos alunos do turno matutino
Tarde (14h-17h) – Apresentação dos alunos do turno matutino

>> Quinta-Feira (12/12/2013)
Manhã (8h-11h) – Apresentação dos alunos do turno vespertino
Tarde (14h-17h) – Apresentação dos alunos do turno vespertino

>> Sexta-Feira (13/12/2013)
Manhã e Tarde: Modalidades desportivas
Noite - 19h: Encerramento
Agradecimentos da Direção
      Amostra de resultados dos subtemas da semana
      Grupo de Dança “Ritmos brasileiros”
      Coreografia “O xaxado”
      Forró Pé de Serra com Zecão do Forró e convidados
Exposição da EJA: “A identidade cultural nos Estados do Nordeste”

REALIZAÇÃO:
Escola Municipal Professor Aluízio Gurgel
Equipe de Organização: Direção, Supervisão Pedagógica, Programa Mais Educação (professora e monitores), professores, estudantes e funcionários.

APOIOS:
Prefeitura Municipal de Janduís
Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
Secretaria Municipal de Finanças e Tributação
Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras

PARCERIAS:
Prefeita Lígia Félix
Vereador Jozenildo Morais
Associação Santa Teresinha – PDA Carnaúba
Jardim Escola Meu Coração – Messias Targino
Grupo Dançarte – Caraúbas
Hyldson Lennon

5 de dezembro de 2013

Morre o grande líder "Nelson Mandela"

Primeiro presidente negro sul-africano era símbolo da resistência contra o regime de segregação racial. Mandela morreu em decorrência de uma infecção pulmonar.
O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela morreu nesta quinta-feira (5), aos 95 anos, em sua casa, em Johanesburgo, anunciou o presidente do país Jacob Zuma. "A nação perdeu seu maior filho", disse em pronunciamento. 
O admirado líder sul-africano que se tornou símbolo da resistência negra e da luta contra o apartheid (regime de segregação racial) havia sido internado no dia 8 de junho em um hospital de Pretória para tratar uma recorrente infecção no pulmão, mas continuou o tratamento em casa a partir de setembro. 
“Madiba”, apelido pelo qual é conhecido na África do Sul, era particularmente vulnerável a problemas respiratórios desde que contraiu tuberculose durante os 27 anos em que ficou preso sob o apartheid. Em 2001, ele se recuperou de um câncer de próstata.
Em meses recentes, o ícone da luta antiapartheid foi internado várias vezes, tendo recebido a última alta médica em 6 de abril, depois que os médicos drenaram fluidos de sua região pulmonar após diagnosticarem pneumonia.
Acesse o Portal IG, veja mais imagens e conheça a história dessa figura mundial.

4 de dezembro de 2013

Último prazo para adesão ao Selo Unicef

O prazo final de adesão à 4ª edição do Selo Unicef Município Aprovado no Semiárido brasileiro foi estendido até esta sexta-feira, 6 de dezembro. A iniciativa busca universalizar direitos e melhorar a vida das crianças e dos adolescentes na região. 
As inscrições podem ser feitas pelo prefeito, por meio da assinatura e envio do Termo de Adesão para o escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com ações no Estado onde se situa o Município.
 
Podem aderir ao Selo cerca de 1.500 Municípios da área de atuação do Programa Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAN Brasil), localizados em dez Estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Fique por dentro da notícia...

Fiscalização da Polícia Rodoviária Federal: A Federal retornou à cidade na tarde de hoje para o desconforto dos proprietários de motos e carros. Pessoas simples, que muitas vezes têm o transporte para sua sobrevivência. Muitos usam para trabalhar, fazer sua feira nas segundas-feiras, durante a semana ou em dias alternados.

Crime em Patu: Na noite de ontem (03/12) ocorreu mais um homicídio na cidade de Patu. O jovem conhecido por "Rebeca" foi surpreendido pela investida de criminosos que lhe tiraram a vida, no alpendre de sua residência, localizada no Sítio Lagoa, próximo ao perímetro urbano.

Condenado em dois: O ex-prefeito de Janduís, Salomão Gurgel Pinheiro, foi condenado em dois processos por improbidade administrativa, num curto período de 30 (trinta) dias. No último, Salomão alegou "desconhecer a lei", algo no mínimo absurdo partindo de quem teve 14 anos de mandato no poder executivo e 11 meses no legislativo federal.

Genoíno renunciou: O ex-presidente do PT e deputado licenciado por São Paulo, José Genoíno, acusado por crime de peculato e outros no mensalão, temendo ser cassado pediu renúncia do restante de seu mandato parlamentar.

Pelé é eleito presidente da Câmara em Caraúbas: Pela unanimidade dos votos dos parlamentares que compõem o legislativo da terra das caraubeiras, o nosso amigo Pelé (PROS) foi eleito presidente daquele poder para o biênio 2015-2016. Parabéns!

CAERN nega água para os janduienses: Na tarde de hoje, a prefeita Lígia Félix (PROS) foi à presidência da Companhia de Água e Esgotos do RN - CAERN solicitar a rede de água para os futuros moradores das ruas José de Souza e Euni Gurgel Filho. Ouviu um NÃO bem grande do presidente Iury Tasso, digno representante da Governadora Rosalba Ciarlini.

Aluízio Gurgel mantém a tradição: A Escola Municipal Professor Aluízio Gurgel está ultimando os detalhes para nossa XX Semana Cultural, cujo tema é "A cultura nordestina no país do futebol" e realizar-se-à no período de 10 a 13 de dezembro do ano em curso. Com muito brilhantismo, a semana cultural terminará no dia da padroeira dos olhos e da luz, Santa Luzia, se Deus quiser!

Salomão é condenado por improbidade administrativa outra vez

Sentença proferida pelo juiz Bruno Lacerda Bezerra Fernandes condenou o ex-prefeito de Janduís, Salomão Gurgel Pinheiro, por ato de improbidade administrativa. A medida também alcança o ex-secretário de Educação municipal, Antônio Cácio dos Santos, que teria enriquecido ilicitamente ao acumular cargos e salários de modo ilegal.

O Ministério Público é o autor da ação. A conduta dos dois acusados, segundo o MP, teria provocado “dano ao erário e afronta ao princípio da moralidade”. Conta a promotoria que, no ano de 2009, instaurou inquérito civil para apurar denúncia de que Antônio Cácio dos Santos estaria acumulando, irregularmente, o cargo de professor com o de Secretário Municipal de Educação. 
A conduta violaria o disposto no art. 37 da Constituição Federal. O Ministério Público, após comprovar a irregularidade, ainda constatou que o então prefeito aplicou indevidamente verbas do FUNDEF para pagamento indevido do salário do mencionado secretário.

Para o magistrado, não resta dúvidas quanto à ilegalidade da conduta. “O art. 37 e suas alíneas, bem como o inciso XVII, são de clareza meridiana ao estabelecer a impossibilidade de acumulação do cargo de professor com qualquer outro que não seja também de professor ou um cargo técnico e científico, não podendo o cargo de Secretário Municipal de Educação ser considerado como tal, afirmou o magistrado.

Desconhecimento da lei:

Os acusados responderam afirmando não saber da ilegalidade de suas condutas. “A alegação de desconhecimento de tal impossibilidade não pode servir de escusa de boa-fé, uma vez que a ninguém é dado descumprir a lei alegando ignorância, conforme previsão geral do art. 3º da Lei de Introdução ao Código Civil”, disse o magistrado.

“Enfim, os elementos de prova colhidos nos autos não deixam dúvidas de que o primeiro demandado nomeou o segundo para o cargo comissionado de Secretário Municipal de Educação de Janduís, tendo este continuado a receber pelo cargo efetivo de professor da rede municipal de ensino, também de Janduís, além de receber o subsídio referente ao cargo de Secretário Municipal, mesmo sendo ilegal tal acúmulo”, concluiu o magistrado para concluir que a situação resultou em enriquecimento indevido ao então secretário, com prejuízo ao erário municipal.

Fixação da pena:

O ex-prefeito Salomão Gurgel Pinheiro foi condenado a ressarcir integralmente o erário na importância de R$ 48.975,33, corrigida monetariamente e acrescida de juros legais. Também teve os direitos políticos suspensos por cinco anos, devendo ainda pagar multa civil correspondente a duas vezes o valor do dano suportado pelo erário.

Antônio Cácio dos Santos, por sua vez, foi condenado a devolver aos cofres municipais também o valor de R$ 48.975,33. O ex-secretário deverá perder função pública, caso exerça alguma, e teve suspensos os direitos políticos por oito anos, entre outras punições.

(Processo nº 0000083-03.2010.8.20.0141)

FONTE: Jornal de Fato

NOTA: Em menos de 30 dias o ex-prefeito de Janduís já sofreu duas condenações pela justiça da Comarca de Janduís. No dia 18 de novembro último sentenciou pena de suspensão dos direitos políticos por cinco anos, pagamento de multa civil de dez vezes sobre o salário que percebia enquanto prefeito à época e proibição de contratar direta ou indiretamente com o Poder Público pelo prazo de três anos.

2 de dezembro de 2013

Época: Historiador ignora crescimento da classe média e conta, em livro, que a década do PT foi perdida

O historiador Marco Antonio Villa, de 58 anos, é uma exceção na academia. Ao contrário da maioria de seus pares nas ciências humanas, Villa é um crítico duro das práticas do PT e dos governos petistas. Em seu novo livro, Década perdida – 10 anos de PT no poder (Editora Record), ele resgata os principais acontecimentos do período e traça um retrato impiedoso dos governos Lula e Dilma. Nesta entrevista a ÉPOCA, Villa critica a gestão econômica do PT e analisa as prisões dos mensaleiros. Ele também critica o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, por ter sido contra a abertura de um processo de impeachment contra Lula, em 2005. “Essa é uma dívida histórica que ele tem com o povo brasileiro”, afirma.
20131201-085454.jpg
ÉPOCA – Em seu livro, o senhor chama os primeiros dez anos do PT no poder, entre 2003 e 2012, de “década perdida”. Por quê?
Marco Antonio Villa – Nesses dez anos, o Brasil perdeu uma oportunidade histórica de dar um grande salto. Não só em termos de crescimento econômico, que foi muito baixo nos governos petistas, como também para enfrentar os graves problemas sociais do país. Pela primeira vez na história, tivemos a chance de combinar uma alta taxa de crescimento com um regime de liberdades democráticas plenas. Até a explosão da crise financeira, no final de 2008, as condições externas eram muito favoráveis. A China crescia dois dígitos por ano. Puxava o preço das commodities e gerava uma renda extra ao país, um dos maiores exportadores mundiais de alimentos e minérios. Em vez de aproveitar o momento, a partir da âncora criada nos anos 1990, com a queda da inflação e a estabilidade fiscal e monetária, o governo abriu o baú da história. Desenterrou velhas leituras econômicas, um keynesianismo cheirando a naftalina, e ideias de presença do Estado na economia cheias de teias de aranha, dos tempos do governo Geisel, nos anos 1980, que tiveram um alto custo para o país. Provavelmente, os primeiros três anos do governo Dilma estarão entre os piores da história econômica brasileira, e a perspectiva de melhora no curto prazo é baixa.
*
ÉPOCA – Nos dez anos do PT no poder, a renda da população subiu, o emprego aumentou, a classe média se tornou maioria, e a economia teve grandes picos de crescimento no governo Lula. Faz sentido falar em década perdida?
Villa – Os êxitos do PT são bem menores do que se propala por aí. Eles são repetidos de forma tão sistemática e tão eficaz, sem nenhuma resistência da oposição, que acabam por adquirir um manto de verdade. Em 2010, o Brasil cresceu 7,5%, mas a partir de uma base muito baixa. Em 2009, houve uma recessão. Nos outros anos, o crescimento foi relativamente tímido. Em média, o Brasil cresceu menos que a América Latina e os países emergentes nesse período. Os argumentos do governo, de que a classe média se tornou maioria no país, são totalmente falaciosos. Classe média não mora em favela nem ganha dois ou três salários mínimos, ou até menos que isso por mês. Aconteceu é que o PT – como se fosse o Ministério da Verdade do livro 1984, de George Orwell – começou a criar novas categorias econômicas para dar êxito a um governo que é um fracasso. Inventou uma nova classe C, que seria uma outra classe média, diferente da classe média tradicional, e construiu a ideia de que o Brasil é um país de classe média. Não é. É um país de miseráveis.
*
ÉPOCA – O Bolsa Família não é uma saída para reduzir a miséria no país? Esse crédito não deveria ser dado ao governo petista?
Villa – Ninguém discorda de que precisa haver programas assistenciais, mas não só para a população não morrer de fome. É preciso criar meios para enfrentar a miséria e a pobreza. Não meios que as petrifiquem, como os programas do PT. O governo gasta 0,5% do PIB com o Bolsa Família, mas não consegue transformar a vida das pessoas. Enquanto isso, metade do país não tem saneamento básico, a situação da infraestrutura é lamentável, e o analfabetismo funcional e real não para de subir.
———————————————————–
“O PT estabeleceu uma sólida
aliança entre a base da pirâmide
e o grande capital”

ÉPOCA – No livro, o senhor dedica um bom espaço aos casos de corrupção, em especial ao mensalão, e diz que PT não combateu a corrupção como deveria. Só aconteceu coisa ruim nesses dez anos?
Villa – Como historiador, não tenho culpa de que o volume de casos de corrupção tenha sido o maior da história republicana do Brasil. Nunca antes na história deste país houve tanta corrupção quanto na década petista. Gostaria de que não fosse assim, mas a sucessão de problemas nos ministérios, de desvios de recursos, nos dois governos Lula e no governo Dilma, é um recorde. A década petista é a década do discurso, a década da falácia. Não há realização material. Que grande obra pública foi construída nesses dez anos? Que usina hidrelétrica foi construí­da nesses dez anos? Nenhuma. A transposição do São Francisco, um fracasso. Estradas, fracasso. Ferrovias, fracasso. Portos, fracasso. Aeroportos, fracasso. Há apenas a tentativa de construir alguns estádios de futebol, mas não resolveremos problemas sociais com coliseus do século XXI. O PT é bom no palanque, mas um péssimo gestor da economia.
*
ÉPOCA – Como o senhor explica, então, os altos índices de popularidade de Dilma nas pesquisas?
Villa – Essas pesquisas não servem para nada. Não permitem a compreensão da realidade, até pela forma como as perguntas são feitas pelos institutos de pesquisa e respondidas pelos entrevistados. As pesquisas dão apenas uma noção de como as pessoas veem o debate político. Mesmo tendo uma parcela considerável dos eleitores, o PT nunca venceu uma eleição presidencial no primeiro turno. Em 2002, quando era oposição, ganhou no segundo turno. Em 2006 e 2010, quando era governo, idem. Em 2010, até uma semana antes do pleito, diziam que Dilma teria 54% dos votos no primeiro turno. Teve 46%. Sempre há uma superavaliação da popularidade do governo. Se os índices de popularidade fossem tão altos, o PT teria ganhado as eleições no primeiro turno, especialmente em 2006 e em 2010. Em 2010, apesar da derrota, a oposição recebeu 44% dos votos no segundo turno.
*
ÉPOCA – Em sua opinião, o que levou o PT a ganhar três eleições seguidas?
Villa – Com o Bolsa Família e o “Bolsa Empresário”, bancado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), o PT estabeleceu uma sólida aliança entre a base da pirâmide e o grande capital. Levando em conta que o Bolsa Família tem 13,5 milhões de famílias cadastradas, e cada família tem, no mínimo, três eleitores – o pai, a mãe e um filho com mais de 16 anos –, só aí são 50 milhões de pessoas, o equivalente a quase um terço do eleitorado. Ao mesmo tempo, o governo se aliou a grandes proprietários de terra, construtoras e aos setores mineral e industrial. O BNDES virou um instrumento de enorme eficácia para fortalecer essa aliança entre o PT e o grande capital. Essas alianças, no topo e na base da pirâmide, alcançaram tal solidez que, hoje, é muito difícil rompê-las. A oposição não consegue entender que essa estrutura precisa ser rompida, mas só pode ser rompida fazendo política. A oposição não sabe fazer política. Quer chegar ao poder sem fazer política. Não por acaso, foi derrotada nas eleições de 2002, 2006, 2010. Ao que tudo indica será derrotada em 2014 de novo.
*
ÉPOCA – A que o senhor atribui essa fragilidade da oposição?
Villa – De um lado, o PSDB, o principal partido de oposição, não é um partido de fato. Está na oposição, mas não é oposição. É curioso. No populismo, o símbolo maior da oposição era a UDN. Nos tempos mais recentes, o PT. Qualquer oposição age diuturnamente criticando o governo e buscando uma aproximação com a sociedade, pensando sempre na próxima eleição, como fazia o PT no governo Fernando Henrique. O PSDB, não. A impressão é que o PSDB se sente constrangido de ser oposição. Parece que executa essa tarefa com desagrado. A oposição tem de ser agressiva. Quando o governo apresentar seus projetos, a oposição tem de se levantar, falar que tudo aquilo está errado, como a gente vê na Inglaterra, na França, em Portugal, na Espanha, na Alemanha, nos Estados Unidos.
*
ÉPOCA – No livro, o senhor diz que o ex-presidente Fernando Henrique cometeu um erro grave, ao ser contra o impeachment de Lula em 2005, para investigar sua participação no mensalão. Por quê?
Villa – Para mim, Lula é o réu oculto do mensalão. Ele tinha ciência de tudo aquilo, chegou a ter até dois encontros com Marcos Valério. Pode não ter participado da organização do esquema, mas era o principal favorecido. Na estrutura do PT, o chefe da quadrilha, José Dirceu, não faria aquilo sem a concordância de Lula. Agora, o que fez Fernando Henrique? Saiu dizendo que um processo de impeachment de Lula criaria uma crise institucional, afetaria a economia, o crescimento do país. Essa é uma dívida histórica que ele tem com o povo brasileiro. No momento em que o PT estava nas cordas, em vez de levá-lo a nocaute, como o PT faria se estivesse do outro lado, o que o PSDB fez, por meio de seu principal líder, foi deixar Lula sangrando nas cordas, acreditando que o nocautearia facilmente nas eleições de 2006. A oposição teve medo, e esse medo é que deu combustível para que o PT virasse o jogo, estabelecesse uma aliança sólida com o PMDB e partidos satélites e criasse o novo Lula, no último ano do primeiro governo. Esse novo Lula é produto de uma leitura de conjuntura equivocada e danosa para o futuro do país. E essa leitura foi feita por Fernando Henrique e pelo PSDB.

28 de novembro de 2013

A diferença entre o certo e o errado...BRASIL CORRUPTO!


Uma vez flamengo...sempre flamengo!

Ontem a noite tive o prazer de assistir ao grande espetáculo de futebol que consagrou o flamengo tri-campeão da Copa do Brasil. Elias e Hernane marcaram os dois gols do Rubro-Negro carioca, promovendo a festa no Maracanã. Com essa vitória o mengão garante vaga na Taça Libertadores do ano que vem.
Diante do Atlético-PR, o Flamengo foi da profunda crise à redenção, em um ciclo que se fecha com capricho, com o título da Copa do Brasil. A vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-PR nesta quarta-feira, no Maracanã, é o último capítulo de uma história que não parecia nada boa para o time carioca em setembro, quando perdeu para este mesmo time, neste mesmo estádio, e ficou também sem o técnico Mano Menezes. 

Em uma virada completa, a torcida que lotou o estádio (57.991 pagantes e 68.857 presentes, com renda de R$ 9.733.785) comandou a festa para comemorar a terceira conquista do clube na competição (1990 e 2006), que vale vaga na Taça Libertadores do próximo ano, e a primeira do novo Maracanã.

26 de novembro de 2013

Mensaleiros estão certos; nós, do povo, é que estamos errados

Quanto mais vejo alguns discursos tentando transformar os mensaleiros do PT em coitadinhos, mais eu tenho a impressão que o povo brasileiro está do lado errado. Digo isso porque o fato da grande maioria de nós querer ver aquela quadrilha presa é encarado por alguns tapados ideológicos como se fôssemos "antidemocráticos", "golpistas", como se fizéssemos parte de um esquema político-midiático-catastrófico que só visa tirar o partido do poder.

Ora, caro leitor, os caras foram presos porque usaram dinheiro público para comprar voto de parlamentar. E ponto. Existem provas e mais provas. De depoimentos às investigações da Polícia Federal ficou tudo mais do que provado. O que eles queriam? Que por serem do PT fossem perdoados? A Justiça tem e deve ser feita, doa em quem doer. Seja de qual partido for.

Lugar de bandido é na cadeia, independente se tem ou não o colarinho branco. Este país precisa parar de conviver com a impunidade. Veja o caso dos Sanguessugas. Já se passaram sete anos, alguns dos acusados já morreram e nada de sentença. E olhe que o processo ainda está na primeira instância. É ruim para todos os lados. Certamente os mensaleiros acreditavam que iriam no mesmo caminho. A diferença é que agora o julgamento andou.

Não sou ingênuo de não achar que haja interesse de grandes grupos no enfraquecimento do Governo. Mas é preciso se separar o joio do trigo. Não dá para ficar nessa conversa mole "PIG", como se a mídia brasileira fosse a responsável por todas as mazelas do Governo do PT. Não foram os jornalistas que criaram o mensalão. Foi o PT e isso está provado. E estamos conversados.

O que mais me preocupa, no entanto, é a articulação de grupos midiáticos pró-Governo, criando a ideia de que todos que pensam diferente da corrente política ora ocupante do Palácio do Planalto, devem ser satanizados. É uma verdadeira perseguição contra todos que pensam diferente. Mesmo que não tenham qualquer ligação com qualquer partido. Logo são tachados de reacionários, golpistas ou até antidemocráticos. Menos, gente. Admitam que há bandidos no PT do mesmo jeito que em outras legendas. A grande diferença é que as outras legendas não ficam tachando quem pensa diferente de golpistas ou coisa parecida.

Reafirmo, antes que algum tapado ideológico venha querer me amolar: votei em Lula duas vezes e em Dilma no ano passado. Mas não vou me calar diante dessa conversa mole de PIG e outras baboseiras do gênero. A democracia foi muito cara para que o projeto de poder permanente da esquerda brasileira se transforme em novas amarras contra o nosso povo. Mesmo que essas sejam disfarçadas de "mídia progressista" e coisas do gênero.

Nota do Blog: Este texto é do jornalista Pedro Carlos, um dos melhores profissionais que já conheci no meio jornalístico. Tenho arquivado muitos artigos seus, os quais me servem de inspiração e ampliam de forma significativa os meus conhecimentos. Parabéns! 

22 de novembro de 2013

Janduís: Em cada canto uma história!

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Turismo se uniu a Fundação Cultural de Janduís para cumprir mais uma de suas ações, planejadas no início do ano: A revitalização dos Pontos Turísticos de "Janduís: Em cada recanto, uma história".
O projeto prevê a revitalização, sinalização e utilização de nossos pontos turísticos. Com isso, ocorre a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Esta semana, uma equipe de profissionais (Mônica - Secretária da SEMUT, Clementino - Diretor Presidente da FUNCULT, Wallace - Coordenador da FUNCULT e historiador, Raquel - Comunicação e Andreza) esteve fazendo o primeiro levantamento desses pontos. 
Esta iniciativa compreende as seguintes etapas: Visita, catálogo, revitalização e tombamento de toda a riqueza artístico-cultural e natural do nosso Município, bem como, resgate e fortalecimento do turismo local. "Foram feitas algumas descobertas que certamente revelarão alguns traços dos primórdios da história de Janduís e região", observou Mônica Rocha.
Para o jovem historiador Wallace, "Este é um momento importante para que a nossa população conheça o que temos de melhor e quão rica é a nossa cultura. A história tem que ser repassada ao nosso povo, como tudo começou".
A prefeita Lígia Félix também comentou sobre o projeto.  “Estamos trabalhando com a perspectiva de cuidar, valorizar, preservar e fortalecer o patrimônio artístico-cultural do nosso Município. Este projeto irá contribuir de maneira significativa tanto no resgate do nosso turismo como na criação do museu da nossa cidade”. Declarou a prefeita. 

20 de novembro de 2013

Dia Nacional da Consciência Negra...

Hoje, dia 20 DE NOVEMBRO, comemoramos o dia da Consciência Negra em todo o Brasil. Momento de profunda reflexão sobre as desigualdades raciais que ainda predominam em nosso país.

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.
Importância da data: A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira. A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão. 

Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados hérois nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.

Informações compiladas do site sua pesquisa.com

18 de novembro de 2013

Agripino: "O PT quer brincar com a opinião pública".

Em discurso hoje no Senado, o presidente nacional do DEM, José Agripino, criticou o fato do PT considerar as prisões de integrantes históricos da legenda como presos políticos. Para Agripino, a definição é “incabível e uma ofensa à opinião pública”,.
Fotos: Mariana Di Pietro
“Crime político? Em uma democracia e em um governo comandado pelo próprio PT? É querer brincar com a opinião pública”, disse o parlamentar, que também criticou a expressão utilizada por petistas ao serem presos de que “a luta continua”.

“Aquele gesto do braço erguido com o punho fechado, tenha paciência. Disseram que se sentiam prisioneiros políticos, em um regime democrático, em um governo comandado por eles? Todo mundo tem direito a se exasperar, mas agredir a lógica, o ato racional em cima de pressupostos que não são democráticos, tenha a santa paciência”, finalizou.

Concorrência do Concurso em Campo Grande

Foi divulgada na tarde de hoje a concorrência de vagas referentes ao concurso público promovido pela Prefeitura do vizinho município de Campo Grande/RN. Veja no quadro abaixo as vagas e a concorrência. O certame será realizado nos dias 30/11 e 01/12/2013 pela Fundação Vale do Piauí.

Fatores que contribuem para qualidade e para o baixo desempenho de escolas públicas

Identificar os principais aspectos que garantem a qualidade das escolas das redes municipal e estadual do Rio Grande do Norte, assim como os principais problemas que comprometem um melhor desempenho das instituições de ensino localizadas na capital potiguar. 

Esses são os principais objetivos da pesquisa que ouviu os gestores das escolas e foi realizada pelo Observatório da Educação do RN, um projeto desenvolvido em parceria pelo Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) e o Sindicato das Indústrias de Construção Civil (Sinduscon/RN). 
O estudo buscou dar sentido aos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgados pelo INEP/MEC, ainda no ano de 2011, e mapeou as escolas estaduais e municipais do Rio Grande do Norte que atingiram médias a partir de 5,0 e as escolas estaduais e municipais, localizadas em Natal, com médias 3,0 e menos. 

“Aprendermos com as escolas que alcançaram índices mais altos e também com aquelas com índices mais baixos é fundamental para a promoção de políticas públicas que fortaleçam todas as escolas. Sabermos o que os gestores identificam como pontos fortes e também os problemas que enfrentam, é valioso”, afirma a diretora executiva do IDE e coordenadora do estudo, Cláudia Santa Rosa. 

8 de novembro de 2013

Julgamento Técnico...

Todo mundo sabe que todo mundo sabe que a a Assembleia Legislativa é a casa do povo. É o poder responsável pela confecção das leis e, de forma subsidiária, cabe também o poder de julgamento.

Papel que deve assumir nos próximos dias, quando decidirá o destino da governadora Rosalba Ciarlini no processo de Impeachment posto pelo Sindisaúde e susbcrito por dois vereadores de Natal.
No pedido, o impedimento da governadora Rosalba e seu vice Robinson permanecerem administrando o Rio Grande do Norte e a substituição pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

Acontece que essa ordem não depende do pedido, mas da lei, da Constituição. Ou seja, a regra é clara; caso o pedido de impeachment prospere, quem assume o Governo é o presidente da Assembleia, deputado Ricardo Motta (PROS).

Ontem, em entrevista ao Jornal do Dia, Motta disse que a Comissão de Constituição e Justiça vai analisar o processo de forma eminentemente … técnica. Isto é, mesmo as afinidades políticas entre a Governadora Rosalba e os deputados estaduais não sejam das maiores nesse momento, não haverá de interferir no resultado final. Aliás, como deve ser.

6 de novembro de 2013

Henrique Alves assumirá pela segunda vez a Presidência do Brasil

O furo é da blogueira Laurita Arruda, esposa do líder peemedebista potiguar... O deputado Henrique Eduardo Alves assume no próximo domingo (10) a Presidência da República. É a segunda vez que acontece a interinidade desde que assumiu a presidência da Câmara em fevereiro. 
Desta vez, porque  Dilma Rousseff  vai ao Peru e o vice-presidente, Michel Temer, cumpre missão na China. A previsão é de que Dilma retorne ao Brasil na segunda-feira à noite.

Agradecer é reconhecer que temos amigos, de verdade.

Ao decidir participar da vida pública sempre tive a consciência de que estaria exposto ao julgamento popular. Há um conhecido provérbio que diz "não sei a razão do sucesso, mas a da fracasso é querer agradar a todos". Nenhuma criatura aqui na terra conseguirá ter o apoio de todas as pessoas por que o seu criador (Jesus Cristo) não conseguiu.

Dia após dia, na política e na vida, nos deparamos com situações que nos levam a refletir sobre o bem/mal que é capaz de fazer a humanidade. Feliz de quem sabe tirar proveito das lições, sem deixar-se envolver pela maldade que permeia alguns des (humanos). Passei por muitas provações, andei por vales profundos, e já "comi preá com mais cabelo", nas palavras do ex-prefeito José Dantas.

Ontem, fui afrontado na minha honra e dignidade, que é o melhor e maior patrimônio que tenho na vida. A resposta, o silêncio e a justiça vão dar no tempo certo. A minha história de vida, a linda família que tenho, os filhos que me amam e as conquistas que obtive no lado pessoal, profissional e político já me confortam e me transformam todos os dias. Por isso, quero agradecer as mensagens e aos muitos telefonemas recebidos dos amigos e conhecidos em solidariedade a este homem honesto e de bem. Que Deus nos abençoe, amém! 

A Voz de JANDUÍS na Câmara

Ontem (5/11) participei de mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Janduís e na oportunidade fiz uma breve explanação da festa de nossa padroeira, Santa Teresinha, agradecendo a Deus por tudo ter ocorrido na mais perfeita harmonia.

Fiz um relato das ações realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Turismo, a fim de que a população e nossos colegas vereadores possam saber que apesar das dificuldades estão sendo feitas muitas ações. Apresentei o Projeto de Lei nº 5/2013, que institui feriado municipal o dia 1º de outubro, dedicado à Santa Teresinha.

Apresentei ainda a moção de pesar nº 4/2013 à família enlutada de dona Alice dos Santos, mais conhecida por  "Alice de seu Chico Luciano". Com isso, a Câmara faz um justo reconhecimento pela história de vida dessa pequena-grande mulher janduiense.  

Festa de FÉ, PAZ, REENCONTRO e LUZ...

Essas são algumas palavras que expressam o contentamento de todos nós janduienses pela brilhante festa de padroeira alusiva à Santa Teresinha, neste ano de 2013. Foi quase tudo perfeito. As novenas com ótimas homilias, palavras de FÉ, transmitidas por Deus através dos missionários da evangelização.
Durante os dez dias de festividades sócio-religiosas e culturais, não houve conflito, brigas ou atrito entre as pessoas, como era de costume. A nossa comunidade pôde viver num clima de intensa segurança, tranquilidade e PAZ. Os filhos de Janduís, presentes e ausentes, os visitantes, convidados, autoridades estaduais que nos prestigiaram e amigos de todos os cantos e recantos, promoveram um verdadeiro REENCONTRO entre as famílias de Santa Teresinha.
A bênção de Deus esteve conosco e continua iluminando nossos lares, fortalecendo a união e o amor em nosso Município. A LUZ do divino Espírito Santo irradiou nossos corações que ficaram cheios de alegria. Antes de partir para a eternidade, Teresinha prometeu derramar uma chuva de rosas sobre a humanidade. Ela fez cair sobre Janduís, ao final de sua festa, uma chuva espetacular, que banhou nossa cidade e nos purificou diante da ira e do desamor dos que torceram para que esse momento não fosse o brilho e o sucesso que foi.
Viva Santa Teresinha, viva Jesus Cristo, viva Janduís! 

31 de outubro de 2013

Feriado municipal pós festa de Santa Teresinha

A prefeita municipal de Janduís, Lígia de Souza Félix, decretou feriado municipal no âmbito do nosso Município o dia 4 de outubro vindouro, dia pós-festa de padroeira.
Os participantes da festa de Santa Teresinha poderão se divertir à beça e ter toda tranquilidade quanto ao trabalho da segunda-feira que vem. Você pode conferir o decreto nº 20/2013 AQUI no Diário Oficial dos Municípios.

24 de outubro de 2013

Minha solidariedade ao amigo Adeilson Alves

Fui informado há poucos instantes de um incidente na cidade de Macaíba ao mercadinho do amigo e vereador Adeilson Alves, quando na tarde de hoje pela terceira vez ficou na mira de bandidos no seu próprio estabelecimento comercial.

Em apenas 90 dias, esse é o terceiro roubo seguido ao comércio dele. A mercê da insegurança pública, infelizmente acontecem essas coisas. Adeilson, força e fé, que Deus ilumine e proteja você e toda família, amém.

Mentira desvairada...A verdade o povo sabe!

A ex-dona da chibata de Janduís e o ex-presidente da Fundação Cultural saem do debate político, do campo das ideias para falsear uma história a respeito de minha vida pessoal. Quem me conhece sabe que nunca ofendi qualquer cidadão janduiense, jamais. Sou um cidadão de bem que aqui nasci, me criei e acompanho meus filhos, com muita dignidade.

Ocorreu que um dia ao chegar à residência dos meus pais fui surpreendido pela mãe de meus dois filhos que me deu um soco, apenas me defendi da agressão e pedi para que ela se retirasse. Isso é tão comprovado que não existe qualquer denúncia de agressão a me imputada e o laudo médico feito por ela atestou a mesma coisa.

Não tenho problemas pessoais com mulher e nem bati em mulher. Para mim, a mulher anda longe de ser um sexo frágil. É algo que me completa como homem, pai e amigo. Não queiram mudar o foco da conversa para renegar suas insanidades. Chega de troca de opiniões pelas redes sociais. Não tenho tempo e nem necessidade de dar atenção a pessoas desocupadas.

As chuvas estão chegando...

Agora há pouco nas imediações do livramento já verificamos a chegada uma chuva que, sem dúvida, alimenta a nossa esperança em "novos tempos".
Que a chegada dessa abençoada chuva seja o prenúncio de um ótimo inverno a curto prazo. Isso amenizará a sede da população e dos nossos animais. Se Deus quiser!

Nova enquete

O blog A Voz de Janduís está com uma nova enquete que busca interagir com o nobre leitor e a gentil leitora.
Dê sua opinião sobre o significado da festa da padroeira Santa Teresinha para sua vida e de sua família. Participe!

Viva nossa Festa. Viva Santa Teresinha. Viva JANDUÍS!

O município de Janduís se prepara para viver a festa dedicada à santa protetora de todos nós, doutora da Igreja, Santa Teresinha. Que nossas festividades sejam repletas de paz, harmonia e confraternização.
Muita alegria e prosperidade para nossa terra JANDUÍS. Que Santa Teresinha irradie de amor os corações de todos os janduienses, filhos ausentes e visitantes e derrame sobre nós uma grandiosa chuva de rosas... Amém!

Pimenta nos olhos dos outros é refresco

O vereador Fernando Lucena (PT) é conhecido por seu animus de metralhadora giratória. Polêmico, não poupa quase ninguém do seu tom elevado na forma e raso no conteúdo.

A última dele é querer sacrificar o bolso dos colegas vereadores em razão do recesso forçado pós ocupação do Passe Livre. Declarou à imprensa que vai pedir a devolução dos salários decorrentes dos dias não trabalhados.
Corporativismo com limite + sensibilidade no bolso, a turma tratou de descobrir faltas do colega PTista. Logo acharam uma sequência de significativa ausência (não justificada) durante o mês de setembro.

Onde estava Lucena, eis a questão. Por coincidência, dias antes do recesso inexplicado,  um colega vereador o encontrou comprando pacote turístico com destino a Paris. Mas daí a dizer que o vereador  viajou  e agora quer salário dos colegas devolvidos – por um recesso forçado – é outra história…

Deu no blogue de Laurita...

O vereador Sandro Pimentel não vai  presenciar a desocupação dos manifestantes da Câmara de Natal. Ele tem compromisso inadiável no Rio de janeiro.
É hoje que seu PSOL lança a candidatura de Luciana Genro à presidência da República e comemora a “expulsão dos radicais do PT”.

Esse cara é mesmo um palhaço...da vida!

Existem alguns momentos que o silêncio obriga-nos a falar alto, embora sabendo que ele é inquietante e nos provoca a intermitente vontade de responder a opiniões inúteis, fajutas e sem sentido. Hoje, estou passando por isso, sinceramente é triste, revoltante, mas verdadeiro.

Senhor Berg,

Aprendi nas minhas faculdades mentais e atitudes de HOMEM que moleque é quem vive o tempo todo querendo brincar com a consciência das pessoas e mentindo para quem não conhece a verdade dos fatos. Não sou e nunca fui moleque de recado de qualquer político em Janduís. Jamais me utilizei de cargos ou posição social para tirar proveito próprio para me ou para familiares meus. 

Simplesmente, um jovem de família humilde estudar, lutar por espaços nessa sociedade capitalista e injusta, conquistar com a ajuda de Deus e do povo dois mandatos de vereador em Janduís, ser servidor público efetivo de dois municípios, concursado, sem dever homenagem a políticos é algo que dói na sua alma e de mais alguns perniciosos.

Nunca fui expulso do Ponto de Cultura, eu mesmo pedi para sair. O problema é que muita gente duvida da forma como você gerencia esses recursos, mas se acovarda e não têm coragem de dizer. Quando você diz que minha carreira não tem sucesso, isso é uma conclusão sua. Por que o meu currículo, humildemente falando, já lhe responde. Porém, o seu legado não passa de um mero reprodutor de minutas de projetos de lei, editais e pseudo elaborador de projetos para conseguir dinheiro que ninguém sabe como e onde foi aplicado.

Vive, de prefeitura em prefeitura, com  projetos já (re) elaborados pedindo para ser contratado por algum prefeito. E ainda diz que não corre atrás de emprego! Diz que não faz proselitismo político, contudo foi duramente perseguido dentro do próprio partido, fez "críticas ao gestor passado" (quem sabe se não era para chamar a atenção e comer uma pontinha, como o fez durante alguns meses a frente da Fundação Cultural).

Parabéns a você que consegue ser um palhaço no palco e na vida. Se queres permanecer chamando a atenção de alguém que o faça, sem a minha participação. Retorno ao silêncio que me renova e me faz observar as trapalhadas dos pseudos agentes culturais.  

Abençoada Festa de Santa Teresinha 2013!

Sexta-feira, 25.10 - Noite das famílias

18h- Abertura oficial com procissão e hasteamento da bandeira 
19h- Celebração Eucarística
20h- Apresentação da Orquestra de música "Monsenhor Militão" (Campo Grande RN)
21h- Atração musical: Farra do chefe (Campo Grande RN)

Sábado, 26.10 - Noite dos servidores públicos e comerciantes
9h- Missa dos enfermos
17h- Semifinal da I Copa de futsal masc. João Maria, no Ginásio esportivo
19h- Celebração eucarística
21h- Atração musical: Os Tremendões (Mossoró RN)

Domingo, 27.10 - Noite da juventude e movimentos culturais
16h- Final da I Copa de futsal masc. João Maria, no Ginásio esportivo
19h- Celebração eucarística
20h- Apresentações culturais
21hs- Entrega de premiações, medalhas e troféus
22h30- Atrações musicais: DDI do Pagode (Janduís RN), DjBruninho ViuvaNegra e Paredão Viúva Negra (Mossoró RN), André Luví e banda (Mossoró RN)

Segunda-feira, 28.10- Noite dos servidores da saúde e dos idosos
19h- Celebração eucarística
20h- Jantar 
21h30- Forró dos idosos, atração musical: Zecão do forró (Janduís RN)

Terça-feira, 29.10- Noite da Educação e das crianças
19:00 hs- Celebração eucarística
20:00 hs- Apresentãções culturais
22:00 hs- Atração musical: Xamêgo Novo (Campo Grande RN)

Quarta-feira, 30.10- Noite dos três Poderes,Sindicato dos trabalhadores rurais e associações comunitárias
19h- Celebração eucarística
21h- Atrações musicais: Batoré-Pé De Ferro Batoré (Campo Grande RN), Kleyson e Kleiton (Caraúbas RN)

Quinta-feira, 31.10- Noite dos moradores do Bairro São Bento, Noite da Imprensa, Classe motorizada e Dizimistas
18h- Procissão da classe motorizada e bênção dos veículos
19h- Celebração eucarística
21h30- Atração musical: Discoteca Irmãos Borges (Messias Targino RN)

Sexta-feira, 01.11- Noite das mães, devotos de mãe Rainha, Legionários, apostolado da oração, Terço dos homens e das mulheres
19h- Celebração eucarística
21h- Atração musical: Canindé Costa e banda Ministério Mater Dei (Caraúbas RN)

Sábado, 02.11- Noite dos fazendeiros, janduienses ausentes e visitantes
10h- Missa de finados
19h- Celebração da palavra
20h- Leilão
22:00h- Atração musical: Marcos Adailson Lima 

Domingo, 03.11- Encerramento da festa
8h- Batizados
10h- Missa Solene
17h- Procissão de encerramento
19h- Sorteio de prêmios
21h- Atração musical: Mensageiros Menina dos olhos de Deus

PROGRAMAÇÃO SOCIAL, Casa da Música
01.11- Forró Magote e Forró dos três
02.11- Pegada de Luxo e Farra de Rico
03.11- Ferro na Boneca e Forró de Nós
Organização: Rede JS (JS Construção e JS Eletromóveis)