quinta-feira, 15 de setembro de 2011

CONSELHO NOTIFICA PAIS SOBRE INFREQUÊNCIA ESCOLAR

O Conselho Tutelar de Janduís esta realizando desde o inicio do mês de setembro um trabalho voltado para o combate a infrequencia escolar no nosso município, a Secretaria Municipal de Educação disponibilizou uma relação onde constam todos os dados dos alunos infreqüentes na rede municipal de ensino, através destes dados, o Conselho Tutelar, esta notificando individualmente todos os pais de alunos ou responsáveis, para comparecerem a sede do órgão, onde os mesmo serão orientados e receberão medidas pertinentes e de proteção, com o objetivo de fazer com que estes assumam as suas obrigações em manter os filhos matriculados e freqüentando a escola.
 
A matrícula e freqüência obrigatórias estão diretamente ligadas à evasão e infreqüencia escolar. A evasão caracteriza-se pela completa marginalização da criança ou adolescente do sistema de ensino. Normalmente está relacionada ao trabalho infantil e à omissão dos pais. A infreqüencia escolar diz respeito às faltas injustificadas e reiteradas à escola.

O Conselho Tutelar busca conscientizar os pais ou responsável ou mesmo o próprio adolescente ou criança da importância da educação. Boa parte dos casos é assim resolvida. Inicialmente os próprios agentes de ensino buscam a resolução simplificada e imediata do problema através do diálogo e conscientização. Quando isto é impossível, os gestores das escolas acionam o Conselho Tutelar, e posteriormente, na impossibilidade de resolução do problema por este órgão, a questão é lançada, através do referido instrumento, ao conhecimento do Ministério Público.

Esta mobilização esta sendo realizada com as escolas da rede municipal e posteriormente será realizada com as escola da rede estadual, o trabalho Será durante todo o mês de setembro, atendendo a zona urbana e rural da cidade.

Com informações do blog do Enock Douglas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário